Solinan Barbosa/HGV Campanha registra 52 casos de câncer de pele Os casos graves foram encaminhados para tratamento em um centro especializado.

Num total de 320 pessoas atendidas, foram diagnosticados 52 casos de câncer de pele durante a XVI Campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. A ação aconteceu simultaneamente em todo o Brasil, no sábado (29). Em Teresina, o ponto de atendimento foi a Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no horário de 9h às 15h.

As pessoas atendidas que se encaixavam nos grupos de risco foram examinadas e nos casos considerados suspeitos houve a realização de biópsias ((retirada de uma amostra do tecido para análise). Os casos diagnosticados como positivos, em que a doença ainda estava no estágio inicial, passaram por cirurgia no mesmo dia. Já os considerados graves foram encaminhados para tratamento em um centro especializado.

"O objetivo anual da campanha é conscientizar as pessoas para a necessidade do uso de protetor solar e checar sua saúde dermatológica, a fim de adverti-las que ao aparecimento de qualquer mancha ou lesão na pele, deve-se procurar imediatamente atendimento médico", alerta o coordenador da campanha no Piauí, Yuri Nogueira.

A dona de casa Maria Sales soube, através da imprensa, ficou sabendo que seria realizado um grande mutirão de atendimento e resolveu ir até a Clínica Dermatológica do HGV. Ela possui várias manchas escuras espalhadas pelos braços. "Graças a Deus não é nada grave. O médico disse que as manchas são apenas resultado do excesso de sol que levei ao longo dos anos. Tinha medo de que pudesse ser algo grave”, afirmou aliviada após a consulta.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o câncer da pele não melanoma como o mais comum no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados. São estimados cerca de 188 mil novos casos no país, em 2014.

Por Solinan Barbosa