Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
PROSAR passa por avaliação para a garantia da continuidade dos serviços
A expansão do programa para toda a área territorial do Piauí também está sendo pauta durante a reunião
O Programa de Saúde e Saneamento Básico da Área Rural (PROSAR) do Piauí recebeu uma criteriosa avaliação na manhã desta segunda-feira (1º), durante reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O secretário José Fortes recebeu representantes da missão do Banco Alemão KfW, além de integrantes da Diretoria de Projetos Especiais, do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e da equipe de transição do Governo do Estado. O objetivo do encontro foi garantir a continuidade da execução do PROSAR no Piauí.
O Governo executa o programa desde 2001, numa parceria com o Banco KfW, garantindo melhores condições de saúde e saneamento básico para a população, sobretudo, a mais carente. O PROSAR garante, entre outras ações importantes, serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Durante a reunião, uma tabela situacional do programa foi apresentada, mostrando o andamento de contratos das obras em vigor, com as perspectivas de conclusão. O encontro deve acontecer durante toda esta segunda-feira, com programação estabelecida para concluir a construção de uma ata, que, posteriormente, deverá ser assinada por todos os presentes.
“Todos os anos nós fazemos um levantamento da situação do programa e o apresentamos para os representantes do KfW, que vem em missão ao Piauí todos os anos. Esse programa foi iniciado em 2001, com um modelo de gestão contemplando todas as obras. Tanque do Piauí, por exemplo, está recebendo um sistema de abastecimento de água completo”, disse Carmem Mota, consultora do programa.
A expansão do programa para toda a área territorial do Piauí também está sendo pauta durante a reunião. “No momento, estamos focados na reunião Centro-Sul do Estado, com atuação em 74 municípios. Porém, há dificuldade na alocação de recursos e, por essa razão, apenas 20 municípios estão com trabalhos em andamento”, frisou a consultora.
Em contrapartida, o custeio com a gestão e a equipe gestora cabe ao Governo do Estado. A execução do programa, com o Banco KfW. “Nós esperamos concluir esta reunião com esclarecimentos necessários à continuidade do PROSAR”, finalizou.
Por Flávio Moura