Seis deputados estaduais destinaram cerca de 740 mil em emendas parlamentares ao Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Os recursos serão utilizados na manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pelo Centro.

Desse total, o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Saúde (Sesapi), já liberou R$ 685 mil para a Associação Rebilitar, entidade sem fins lucrativos que administra o Ceir, referente as emendas dos deputados Hélio Isaias (PTB), Themístocles Filho (PMDB), Ismar Marques (PSB) e Rejane Dias (PT). Outros R$ 55 mil, referente a uma emenda conjunta dos deputados Merlong Solano e João de Deus aguardam liberação.

Segundo o superintendente administrativo e financeiro do Ceir, Walter Oliveira, a procura pelos serviços do Centro cresce a cada dia e, em consequência, sua demanda. “A destinação dessas emendas para o Ceir é de suma importância ao passo em que nos possibilitará investir na estrutura do Centro e, principalmente, no aumento da capacidade de atendimentos realizados”, avalia.

De acordo com os projetos, os recursos propiciarão a compra de equipamentos essenciais para o tratamento de pessoas com deficiência, a exemplo de um eletroencefalograma e do mamógrafo digital, o primeiro do tipo no Piauí a atender por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os recursos propiciarão a climatização da quadra poliesportiva e da Oficina Ortopédica.

O superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, destacou o trabalho do Secretário de Saúde do Estado, José Fortes, para liberar os recursos para o Ceir. "O empenho pessoal do secretário José Fortes foi fundamental em todo esse processo", pontuou.

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) é o único centro do Piauí a reunir e ofertar tratamento de reabilitação de alta tecnologia a quem tem limitações físicas ou motoras. Além disso, o local ainda dispõe de um Centro de Diagnóstico e uma oficina para a confecção de produtos ortopédicos. Em seis anos, o Ceir já realizou mais de 595 mil atendimentos.

Fonte: Ceir