Fazer funcionar de forma eficiente e reduzir os casos de transferências de pacientes para capital estão entre as principais metas da Secretaria de Saúde, que desde os primeiros dias de janeiro tem se empenhado para retomar o funcionamento dos hospitais regionais.

O secretário Francisco Costa está percorrendo a região norte do Estado e nesta sexta-feira (30), esteve nos hospitais regionais de Campo Maior, Piripiri e Parnaíba. Segundo o gestor, com os novos diretores, o funcionamento dos hospitais regionais já apresenta resultados positivos. 

Em Campo Maior, foram retomadas as cirurgias. “Atualmente, são realizadas entre 10 a 12 cirurgias gerais, incluindo as ortopédicas.

Em Piripiri, foi inaugura a ala pediátrica do hospital regional com oito leitos, além de brinquedoteca. “Com a entrega dos leitos infantis surgiram também sete novas vagas para adultos, pois antes as crianças ocupavam a ala dos adultos”, diz.

Em Parnaíba, as cirurgias ortopédicas serão intensificadas. Desde dezembro, o hospital não realizava o procedimento. Na cidade, foram reativados 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva, sendo dez adultos e dez infantis. Além disso, o hospital voltou a fazer partos normais e cesarianas.

Fonte: Isabel Cardoso com informações de Graciene Nazareno