Ao som de marchinha e muita alegria, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) lançou a campanha de carnaval “Quem doa sangue é um verdadeiro salva-vidas”. O lançamento foi feito nesta manhã desta quinta-feira (5) pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e do diretor do Centro, Jurandir Martins.

A proximidade do carnaval deixa o Hemopi em alerta, pois nesse período há uma baixa em torno dos 40% no número regular de doadores. “Com essa campanha, vamos sensibilizar para o ato da doação. É um ato voluntário, espontâneo e gratuito. Quando doador vem ao hemocentro ele está salvando vidas. Com a proximidade do período carnavalesco temos que ter um bom estoque de sangue para atendermos a demanda do estado do Piauí”, destaca Jurandir.

O evento contou com a presença dos Reis e Rainhas do carnaval de Teresina, além de funcionários, e doadores, como a estudante Ivana Fonseca, de 27 anos, que desde os 18 anos, doa sangue e nesta quarta, dia 4, fez a primeira doação do ano. “Antes, eu fazia pela minha satisfação. Eu não tinha ideia da importância desse ato. Hoje ao ouvir de uma pessoa que recebeu, me sinto responsável por ter ajudado a salvar a sua vida”, diz.

Quem precisa de sangue, reconhece a importância, como Marcos Mapurunga. “É o sangue de vocês que corre em minhas veias”, reconhece. 

A campanha de Carnaval receberá doadores, em Teresina, de segunda a sábado, de 7h30 às 17h30. Os hemocentros de Picos, Parnaíba e Floriano também seguem com as atividades de captação de doadores.

Quem pode doar:
Ter entre 16 a 69 anos – menor de 18 anos deve apresentar Termo de Cosentimento assinado pelo responsável legal;
Pesar a partir de 50kg;
Estar saudável e alimentado;
Apresentar documento oficial com foto.