O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí, Cosems PI, realizou nesta quinta-feira (5), o Seminário Sobre o Planejamento Municipal das Ações em Saúde, em Teresina.

O Evento teve como principal objetivo qualificar a gestão municipal para o processo de elaboração dos instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do alinhamento destes com os outros elementos do planejamento municipal, tendo como público alvo prefeitos, secretários municipais e técnicos da gestão.

De acordo com o secretário da Saúde, Francisco Costa, precisamos trabalhar muito e de maneira precisa, para que o planejamento flua da melhor maneira. “É necessário um planejamento emergencial, para assim, melhorar a qualidade e o acesso da sociedade para os serviços que oferecemos. Vamos fazer isso bem feito e de forma humanizada para que todos possam ver uma melhor construção da saúde no nosso Estado.”, destacou.

Para a presidente do Cosems PI, Socorro Candeira, o tema é de extrema importância para o aperfeiçoamento da gestão de cada município. “Esse será o primeiro de muitos Seminários que realizaremos, pois hoje temos vários desafios para enfrentar, não será fácil, demandará muito conhecimento e tempo para um planejamento eficiente e objetivo, mas com a parceria entre as gestões municipal e Estadual conseguiremos em 2015 avançar nesse processo de capacitação e idealização.”, completou.

A mesa de honra contou com a participação da presidente do Cosems Pi, Socorro Candeira, presidente da APPM, Arinaldo Leal, diretora da Unidade de Planejamento da Sesapi, Ana Eulálio, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, Teófilo Cavalcante, Secretário Estadual de Saúde do Piauí, Francisco Costa e o presidente do Cosems de Minas Gerais, Mauro Junqueira.

Fonte: Ascom Cosems PI