Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospitais regionais fortalecem atendimentos durante Carnaval
Foram 3.959 atendimentos nos hospitais de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos.
A rede hospitalar do Estado do Piauí esteve em pleno funcionamento durante o Carnaval 2015, com a realização de 3.959 atendimentos nos hospitais de Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos. Desses, apenas 30 pacientes foram encaminhados, pela Central de Regulação do Estado, ao Hospital de Urgência de Teresina(HUT). Os dados referem-se ao período de 13 a 17 de fevereiro e foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.
Para o secretário de Saúde, Francisco Costa, essa é uma amostra do fortalecimento dos hospitais regionais, em destaque os daqueles municípios. “Trabalhamos para transformar Bom Jesus, Picos, Parnaíba e Floriano como polos de saúde, com maior resolutividade e capacidade de atendimento em média e alta complexidade”, explica. “Mesmo em um período curto de gestão, com diretores interinos, e num momento de grande demanda de atendimento hospitalar, conseguimos reduzir essa regulação, mostrando o fortalecimento dos hospitais regionais”, comenta.
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA), em Parnaíba, enviou somente um paciente, de aproximadamente 1.300 atendidos no período de 13 a 17 de fevereiro. Um corpo multidisciplinar, formado por neurocirurgião, ortopedista, cirurgião-geral, obstetra e clínico geral, e a as Unidades de Tratamento Intensivo(UTIs) deram um suporte significativo na diminuição das transferências.
Ainda no litoral, o atendimento pré-hospitalar aos foliões ocorreu na orla, com intuito de reduzir os encaminhamentos aos hospitais. Nas praias de Atalaia, Coqueiro, Pedra do Sal e Cajueiro da Praia, três equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores realizaram 1.244 atendimentos. Mais de 90% desses casos foram atendidos nesses pontos e os casos mais graves, encaminhados ao HEDA, em Parnaíba.
É de Floriano outro exemplo de resolutividade. O Hospital Regional Tibério Nunes registrou 1.135 atendimentos, com 10 pacientes encaminhados ao HUT, sendo um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Aéreo(SAMU), de um paciente com traumatismo.
Em Picos, o Justino Luz realizou 843 atendimentos, 39 cirurgias e 15 encaminhamentos ao HUT. Em Bom Jesus, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos realizou 681 atendimentos, com quatro pacientes encaminhados ao pronto-socorro de Teresina.
Em São Raimundo Nonato, o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz realizou 1.249 atendimentos. Desses, 30 foram pequenas cirurgias e eletivas, e sete pacientes encaminhados ao HUT. Em Oeiras, foram registrados 676 atendimentos e cinco transferências. Campo Maior, 577 atendimentos e 11 pacientes transferidos para o HUT. E ainda a realização de sete cirurgias, sendo seis cirurgias na área de ortopedia.
Hospitais de Corrente, Canto do Buriti, Curimatá e Simplício Mendes não registraram nenhum paciente encaminhado ao HUT. Além de Parnaíba, os hospitais de Uruçuí, São João do Piauí e São Miguel do Tapuio encaminharam um paciente cada unidade de saúde.
Os dados da Central de Regulação apontam ainda que, oriundos do interior do Estado, o HUT recebeu 210 pacientes, sendo que 104 foram de hospitais geridos pela Secretaria de Saúde, o que representa 48% dos pacientes.
Atendimento na capital
Na capital, os hospitais Getúlio Vargas, Natan Portela, da Polícia Militar, Infantil e Maternidade Dona Evangelina Rosa tiveram grande registro nos atendimentos cirúrgicos e tratamentos clínicos.
O HGV registrou 46 cirurgias, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. O maior número de cirurgias foi de pacientes ortopédicos, 19 casos. Pacientes neurológicos, vasculares, cardiológicos, geral, pneumológicos, nefrológico, buco-maxilar, urológico e clínica médica também foram registrados.
A Maternidade Evangelina Rosa registrou 138 nascimentos e 47 procedimentos cirúrgicos e tratamentos clínicos.
No Hospital da Polícia, foram encaminhados 45 pacientes, tanto para cirurgias como para outros tratamentos. No Natan Portela, foram registrados 114 pacientes na urgência. No Infantil, foram realizadas quatro cirurgias emergenciais.
Por: Graciene Nazareno