A Secretaria de Estado da Saúde reuniu, na manhã desta sexta-feira (06), enfermeiros e responsáveis pela imunização dos 224 municípios piauienses para tratar sobre a vacinação contra o HPV, o câncer do colo do útero, a implantação da nova faixa etária e a distribuição das doses nas regionais de saúde.

O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, afirma que a reunião é de suma importância para a mobilização desses profissionais. “Reunimos todos os entes federados, UFPI, comunidade científica e representantes da classe de Enfermagem para falar um pouco sobre a doença, imunização e tirar dúvidas, para assim, realizarmos um trabalho de qualidade”, frisou.

As doses da vacina contra HPV que previne o câncer de colo de útero, para  garotas de 09 a 11 anos de idade, já estão sendo distribuídas pelas regionais de saúde do estado. O Piauí já recebeu 56.130 doses para a vacinação que será realizada nos postos de saúde, como também, em escolas públicas e privadas.

Além da inclusão da nova faixa etária, este ano, o Ministério da Saúde incorporou uma nova população, que são mulheres de 09 a 26 anos convivendo com HIV. Estudos feitos pelo Minsitério apontam que as neolplasias anogenitais e as lesões intraepitaliais decorrentes do HPV afetam com mais frequência pacientes portadores  de HIV/Aids. Para tomar a vacina, as mulheres que convivem com o vírus do HIV/Aids irão precisar da  prescrição médica.

O esquema de vacinação estendido permanece para as meninas da faixa etária de 9 a 11 anos: 1ª dose em março, 2ª dose em setembro e 3ª dose após 60 meses da dose inicial. Entretanto para as mulheres portadoras do vírus HIV/Aids o esquema será diferenciado: a primeira dose em março a 2ª dose em maio e a 3ª em setembro.

Por: Allana Sousa