A saúde auditiva foi tema de palestra realizada hoje (06), pela fonoaudióloga do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Carlene Bitu, para policiais militares que integram a Banda Sinfônica da Polícia e o Grupo Tático Aero Policial.

A palestra, que teve a participação de mais de 30 profissionais, foi provocada pelo CEREST, tendo em vista a grande exposição dos policiais a ruídos.

Durante a apresentação, Carlene Bitu enfatizou sobre as principais características da perda auditiva, bem como dicas que podem proteger a audição. “Esses profissionais são expostos diariamente a ruídos, então são pessoas que precisam realmente de orientações sobre a preservação da saúde auditiva”, disse a fonoaudióloga.

De acordo com o Cabo L. Rocha, a iniciativa é de grande contribuição para os policiais. “A palestra foi somativa para todos nós e com certeza vamos nos educar melhor e teremos mais cuidado com a nossa audição”, afirmou.

A exposição ao ruído pode causar dor, zumbido, insônia, ansiedade, taquicardia, irritabilidade e em casos mais severos até mesmo a perda da audição. “Quanto maior for o ruído, menor deve ser o tempo em que a pessoa deve ficar exposta, caso contrário, ela poderá desenvolver alguns desses problemas”, finalizou Carlene Bitu.

Por: Cyntia Veras