Projeto idealizado no segundo governo de Wellington Dias, o Centro Materno Infantil é retomado em 2015, contemplando na integralidade ações voltadas para assistência à mulher, criança e adolescentes. Em reunião nesta manhã na Caixa, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, o secretário de Administração, Franzé Silva, o deputado federal Assis Carvalho e técnicos daquela instituição, definiram um calendário de ações para que até o dia 30 de março sejam realizados os ajustes no projeto inicial e encaminhados para análise no Ministério da Saúde.

Até aquela data, a Secretaria apresentará o projeto redesenhado, para possíveis adequações que o ministério julgar necessário.  “Já temos recursos assegurados, por ser um projeto desenvolvido anteriormente, na ordem de R$50 milhões e mais recursos de emenda parlamentar”, comenta o secretário.

O secretário explica ainda que o Centro Materno vai oferecer melhor atendimento tanto à mulher, em sua integralidade, como às crianças e adolescentes. “Além de fazer uma estrutura adequada, vamos oferecer saúde dentro do que rege a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde, sendo um espaço de acolhimento das demandas femininas,” explica. Ele reforça que o complexo vai acolher, num espaço moderno, os usuários de forma mais humanizada, atendendo também as necessidades da criança e do adolescente.

Estão previstas na obra a ampliação do número de leitos, os centros cirúrgicos, os ambulatórios, para atender tanto a região da Grande Teresina, como para todo o estado, que tem como referência o Hospital Infantil e a Maternidade Dona Evangelina Rosa. No complexo também terá um espaço para desenvolver ações preventivas, com a realização de debates e palestras.

Na mesma reunião também foi discutido o projeto do novo Hospital de Picos, que também deverá sofrer adequações