Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
UPA de Piripiri será porte I
A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quarta, dia 11, em Piripiri, e será encaminhada ao Ministério da Saúde.
O secretario de Estado da Saúde, Francisco Costa, e os prefeitos e secretários municipais de saúde do Território dos Cocais pactuaram a redução da Unidade de Pronto Atendimento(UPA) de Piripiri , inicialmente proposta como de porte III, para porte I. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quarta, dia 11, em Piripiri, e será encaminhada ao Ministério da Saúde.
Francisco Costa explica que para a adequação do porte, será necessária a melhoria na estruturação da Rede de Urgência e Emergência(RUE). “Nosso objetivo é estruturar a RUE para termos condições de trabalhar a UPA a todo vapor, tendo os hospitais de Piriripi, Barras e Esperantina como retaguarda”. Costa garantiu que para isso será feito um trabalho de fortalecimento daquelas unidades hospitalares.
A decisão foi um consenso entre os gestores dos municípios que compõem a Comissão Intergestora Regional do Território dos Cocais, que deve encaminhar ao Ministério. A expectativa é que a decisão seja acatada ainda neste semestre.
Participaram os municípios que compõem de Capitão de campos, Esperantina, São João do Arraial, Campo Largo do Piauí, Batalha, Porto, Pedro II, Matias Olímpio e Morro do Chapéu.
Por: Allana Sousa