Com objetivo de reduzir a fila de espera de aproximadamente 500 pacientes que aguardam por um procedimento cirúrgico eletivo, foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) ontem (12), o Projeto de Implementação das Cirurgias Eletivas do Hospital Getúlio Vargas (HGV).
 
O Projeto vem atender a Portaria nº 1.340 de 29 de julho de 2012 do Ministério da Saúde, que define a estratégia de aumento dos procedimentos cirúrgicos eletivos em algumas especialidades. As áreas contempladas são Ortopedia, Vascular, Urologia e Otorrinolaringologia.
 
Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, isso representa um grande ganho para o usuário que será beneficiado com uma oferta maior de procedimentos nas áreas de Ortopedia, com cirurgias de reconstrução de joelho e colocação de próteses de quadril; na área de Urologia, cirurgia de próstata; na Vascular, os procedimentos para varizes e na Otorrinolarigologia, as cirurgias de adenoide e amídalas.
 
“Considerando a necessidade de reorientar a oferta para ampliação do acesso a procedimentos eletivos, vamos fazer um grande esforço para colocar em pleno funcionamento as salas cirúrgicas aos sábados e todos os dias à noite”, explica a diretora. 
 
O centro cirúrgico do HGV possui nove salas funcionando e em breve, com a conclusão da reforma, será contemplado com mais sete, totalizando 16 salas cirúrgicas. Hoje funciona o terceiro turno (à noite) apenas dois dias na semana, com a implantação do Projeto, amplia também os dias que vai funcionar o terceiro turno. O cronograma está sendo organizado de acordo com a agenda dos médicos e enfermeiros. 

Por: Fátima Oliveira