Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde garante atenção básica à saúde nas unidades prisionais
Parceria visa destinar uma equipe de unidade básica de saúde dentro das unidades prisionais.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, em parceria com a Secretaria da Justiça e a Prefeitura de Oeiras, assinou, nesta terça-feira (08), o Termo de Cooperação e Assistência da Atenção Básica à Saúde nas unidades prisionais daquele município. O termo é uma adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (Pnaisp).
“Com isso, a nossa parceria visa destinar uma equipe de unidade básica de saúde dentro das unidades prisionais. O nosso objetivo é obter uma adesão de 100% das unidades prisionais, com esse serviço”, disse o secretário Francisco Costa.
"Medidas como esta, fazem parte de um grupo de ações que tornam possível a institucionalização dos serviços dentro das penitenciárias e reforça nosso trabalho de humanização, voltado para a recuperação dos internos e a ressocialização. Esperamos que até 2016 todas as unidades comecem a implantar os serviços garantidos pelo termo", diz o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.
Para o prefeito Lukano Sá, “oferecer atendimento de serviços de saúde básica para a população carcerária, a partir da formalização desse termo de cooperação técnica juntamente com as Secretaria é mais uma garantia para o nosso município”, comentou.
A PNAISP consiste em uma nova estratégia para o Sistema Único de Saúde prestar serviço de avaliação e acompanhamento a pessoas privadas de liberdade, garantindo a oferta de um acompanhamento integral, resolutivo e contínuo a essa população.
Por: Allana Sousa