Cyntia Veras Governo proporciona qualidade de vida aos trabalhadores através do Cerest Dona Lúcia Azevedo, recebendo cuidados no CEREST

O Governo do Estado do Piauí há mais de 10 anos, vem tratando trabalhadores com problemas de saúde ligados às praticas de suas profissões, através de acompanhamento de médicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas, além de ofertar serviços de vacina e assessoria jurídica. Estes serviços são ofertados através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que por meio de suas ações, proporciona mais saúde e qualidade de vida para os trabalhadores piauienses.

Ao longo desses anos de trabalho realizado pelo Cerest, muitas pessoas tem se beneficiado dos serviços públicos, como é o caso de dona Lúcia Azevedo, 67 anos. Atualmente, ela está aposentada, mas os seus 40 anos dedicados à profissão de cabeleireira provocaram alguns problemas de saúde, tais como; bursite, tendinite no ombro e síndrome do punho do carpo. “Comecei a sentir dores fortes, muita fraqueza no braço, então fui ao ortopedista e ele detectou que meus problemas eram por conta de movimentos repetitivos e esforços causados pelo seu trabalho”, contou a aposentada.

Há quatro anos realizando tratamento pelo Cerest, dona Lúcia é acompanhada regularmente por psicólogo e fisioterapeuta. Durante seu tratamento, são realizados exercícios regulares, cinco vezes por semana, entre sessões no Cerest e hidroginástica para tratar dos problemas causados pelo trabalho, e também para controlar o mal de Parkinson, que descobriu há algum tempo.

A fisioterapeuta do Cerest, Danila Feitosa, explica que os tratamentos de dona Lúcia são voltados para o fortalecimento, equilíbrio e postura, devido aos tremores do Parkinson. “Quando ela apareceu aqui no Centro, estava bem debilitada, com muitos tremores, que melhoraram consideravelmente e os tratamentos são voltados para retardar o desenvolvimento da doença neurológica.”

O CEREST é um serviço da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), que tem realizado ações e disponibilizado serviços para melhorar as condições de trabalho para os trabalhadores por meio da prevenção e vigilância. Somente neste ano, já foram realizados mais de 6 mil atendimentos, em todas as áreas de saúde oferecidas pelo Centro. “O Cerest ajuda a vida de muitas pessoas. Aqui o tratamento é de graça e de qualidade”, elogiou Lúcia Azevedo.

Todos os trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vinculo empregatício, podem ser um beneficiário do CEREST.

O CEREST fica localizado na Av. Pernambuco, 2464 - Bairro Primavera. Para mais informações, o trabalhador poderá entrar em contato com o Centro, através do telefone 3217 3782.

Por Cyntia Veras e Denise Nascimento