Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde regulariza distribuição de medicamentos em outubro
Durante a audiência, Secretaria apresentou o cronograma de aquisições.
O secretário Francisco Costa participou hoje, 15, de audiência no Ministério Público juntamente com o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e a promotora Cláudia Seabra para tratar sobre a regularização de medicamentos de componentes especializados e sistema prisional.
Para Costa, uma das grandes dificuldades enfrentadas hoje “não se deve necessariamente a questão financeira, mas os trâmites burocráticos dos processos de licitação”. Na ocasião, o secretário reforçou a intenção de agilizar os processos de aquisição de medicamentos para atender todo esse público em um curto intervalo de tempo.
“Cerca de 70% dos componentes que atendem o sistema prisional estão sendo supridos pela nossa rede hospitalar. Para atender todo o complexo penitenciário e, de acordo com o termo de cooperação, a Saúde vai buscar fazer isso de uma forma mais célere, através de uma compra emergencial para atender os próximos três meses”, disse.
Outro limitador seriam as demandas judiciais, “o que demanda um custo muito alto, até essa data, por exemplo, a Secretaria já pagou R$ 6 milhões no que diz respeito a essas demandas. Isso compromete um pouco o planejamento, gerando uma desprogramação da secretaria no seu compromisso com fornecedores”, concluiu.
Para a promotora Cláudia Seabra, “estamos avançando junto com o Estado no sentido de buscar uma melhor assistência aos pacientes. Então, nada melhor que um bom entendimento para a solução de um problema tão complexo como é saúde.
Durante a audiência, a Saúde apresentou o cronograma de aquisições de medicamentos. Dos 28 itens medicamentosos citados pelo Ministério Público, 18 já foram sanados, inclusive, os para anemia falciforme e doença renal crônica estão disponíveis para os pacientes.
Por: Allana Sousa