Allana Sousa Saúde participa de audiência sobre hanseníase

A Secretaria de Estado da Saúde participou hoje, 16, de audiência pública conjunta no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), para discutir a temática da Hanseníase no Piauí. Participaram também as Comissões de Direitos Humanos e da Juventude, Educação e Cultura e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan).

Em 2014, em todo o Estado, foram notificados 1.144 casos de hanseníase, sendo que 81 deles acometeram crianças e adolescentes menores de 15 anos.

“Estamos lutando para melhorar essa situação da hanseníase no Estado, doença ainda negligenciada nos municípios piauienses. E o nosso objetivo é descobrir a doença ainda na sua fase inicial, facilitando a cura”, disse a supervisora estadual de
Hanseníase, Eliracema Alves.

Segundo a deputada Flora Izabel, o Brasil diagnosticou em 2014, 31 mil novos casos da doença, sendo que a estatística coloca o país em primeiro lugar, no mundo, em número absoluto de casos. A hanseníase é uma doença comum e tem cura.

Para a supervisora, é preciso “fazer com que a população conheça os sintomas da patologia e que procure uma unidade de saúde para fazer o tratamento”, concluiu.

Uma carreta, promovida pela Novartis, em parceira com a Secretaria de Estado da Saúde, percorreu o Piauí na detecção e tratamento da doença. O programa itinerante contou com consultórios e um laboratório para o diagnóstico da doença e faz a distribuição gratuita dos remédios.

Hanseníase
É uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Os sintomas da doença incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).