Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV realiza 20 cirurgias eletivas no feriado
Foram cirurgias de ortopedia, urologia e vascular
Vinte pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos no feriado desta segunda-feira (12), no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Foram cirurgias de ortopedia, urologia e vascular. A ação foi mais uma etapa do objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e direção do HGV para diminuir a demanda cirúrgica reprimida. De janeiro a setembro, o Hospital registrou 7.972 cirurgias realizadas.
Segundo a diretora geral, Clara Leal, o Hospital adotou algumas ações, no mês de julho, visando ampliar o número de cirurgias. Dentre elas, o funcionamento do Centro Cirúrgico aos sábados.
De acordo com a diretora, as ações foram positivas e o Hospital, pela primeira vez, passou a realizar mais de mil procedimentos por mês. Foram 1.157 em agosto e 1.160 em setembro. Antes, a média era de 750 cirurgias mensais.
“Com o apoio da Secretaria de Saúde, conseguimos ampliar o volume cirúrgico e a meta é melhorar cada vez mais. Há previsão para a conclusão de mais sete salas cirúrgicas no início de 2016. Com isso, poderemos contribuir ainda mais como hospital retaguarda. Destaco, ainda, nossa taxa de ocupação, que passou de 62% para 80%”, explica a diretora.
“Voltar a trabalhar o mais rápido possível e levar uma vida normal”. Esse é o desejo do pedreiro Paulo da Silva Costa, 48, da cidade de Timon, no Maranhão. Há cerca de um ano, Paulo teve uma séria fratura na perna direita em um grave acidente de trânsito, quando conduzia sua moto. E nesta segunda-feira, ele passou por mais uma cirurgia ortopédica no HGV.
Participaram das cirurgias os médicos ortopedistas José Wilson Rodrigues, Francisco das Chagas Sousa, Durval Tércio e Celso Mendes Coimbra. Os urologistas Arimatéa Pessoa e Wagner Bona. Cirurgião vascular Valrian Campos. Anestesistas Urias Alves, Sandra Coelho, Suellen e Hamilton. Além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros.
Por Solinan Barbosa