Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Saúde faz chamamento a municípios para concluir dados da tuberculose no Piauí
A falta dos dados dificultam conhecer a verdadeira situação da doença no Estado e pode levar ao descontrole na contenção da doença.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde certificam que 70,4% dos casos de tuberculose notificados em 2014 não tiveram o tratamento concluído ou não foram registradas as conclusões no Sistema de Informação (SINAN), que faz o monitoramento desses índices.
A consequência da falta de registro das informações sobre os casos de tuberculose é a ausência de parâmetros para traçar a verdadeira situação da doença no Estado, podendo levar ao descontrole na sua contenção e tratamento.
Para mudar esse quadro, a Secretaria está fazendo um chamamento das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios que não fecharam o registro dos casos no SINAN, a concluírem esse processo. “Estamos solicitando que os profissionais de saúde desses municípios se mobilizem no sentido de fazer uma busca ativa desses pacientes, verificar se o tratamento, que dura seis meses, foi concluído e registrar no SINAN”, disse gerente de Atenção à Saúde, Luciana Sena.