Denise Nascimento Florentino Neto explica como vai funcionar Hospital de Buriti dos Lopes

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante esse fim de semana (23) dialogou com a população de Buriti dos Lopes para explicar o novo fluxo de atendimento com a reabertura do Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa. O secretário explanou as melhorias na rede de assistência hospitalar com profissionais de saúde e autoridades locais.

As reformas estruturais estão em fase de conclusão e todos os equipamentos necessários para o funcionamento do Hospital de Buriti dos Lopes já foram solicitados. A previsão é que até início de novembro o Hospital Estadual seja inaugurado e em pleno funcionamento. Florentino Neto também explicou à população que a Secretaria de Estado da Saúde fornecerá treinamento com os profissionais que atuarão na unidade e agora estuda sobre qual será o perfil do 
Hospital e quais serviços serão ofertados, para melhor atender a população. 

O secretário estava acompanhado da equipe de técnicos administrativos, financeiros, técnicos em saúde e do setor de engenharia para explicar detalhadamente o que será feito no aspecto físico, reestruturação de pessoal, valores investidos, fluxo do atendimento e as melhorias com a reabertura “Nossa preocupação é conversar com os principais beneficiados dessa ação, é importante abrir o diálogo para sanar as possíveis dúvidas”, disse Florentino Neto. 

A previsão é que o Buriti dos Lopes volte a fazer cirurgias, ampliando a oferta de serviços em média complexidade na região da Planície Litorânea. A equipe também visitou o Pronto Socorro do município, identificando o fluxo e as principais demandas para adequar o perfil do Hospital às necessidades dos cidadãos. 

“Nosso maior sonho, de todo morador de Buriti, é que esse Hospital volte a funcionar, é uma conquista muito grande que estamos vivenciando”, disse Ribamar Silva, profissional de saúde que atua no município. 

O Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes, está fechado desde 2012, devido à reorganização da rede hospitalar e corte de recursos. Uma das determinações do governador Wellington Dias é que aquela unidade hospitalar volte a funcionar, servindo ao povo de Buriti dos Lopes e atendendo a população da Planície Litorânea. 

“Para isso, temos impulsionado os serviços de construção civil que estão sendo realizados aqui. A estrutura deverá atuar em consonância com o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Juntos, esses hospitais irão fortalecer e ampliar a oferta de serviços para a região norte do Estado”, afirmou Florentino Neto. 

Além disso, já foi aprovado pela Comissão Intergestora Bipartite(CIB) o recurso para realização do mutirão de cirurgias de catarata no município de Buriti dos Lopes. 
Ambulância

Outra ação importante realizada na Planície Litorânea esse final de semana foi a entrega de uma ambulância da Secretaria de Estado da Saúde para o município de Caraúbas. A unidade de simples remoção é do modelo Amarok, no valor de R$ 142 mil, de emenda da senadora Regina Sousa, que esteve presente na entrega, juntamente com o deputado federal Assis Carvalho e do deputado estadual João de Deus. 

“Estamos investindo na melhoria dos serviços de saúde para a Planície Litorânea, essa ambulância para Caraúbas irá facilitar muito o deslocamento de pacientes e salvará muitas vidas”, comentou Florentino Neto.

Por Denise Nascimento