Em todo o país, a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos é comemorada na última semana de setembro, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde. A Semana tem como principal objetivo divulgar informações sobre doação e transplante de órgãos e, desse modo, sensibilizar a população para a importância de ser um doador.

Na Piauí, durante o “Setembro Verde”, a Central de Transplantes do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realiza esse ano a XVI Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que conta com uma programação extensa de atividades em diversos hospitais da cidade, torneio de vôlei e gamão, passeio ciclístico e uma missa no dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos.

De janeiro a junho deste ano já foram realizados 19 transplantes de rim e 84 de córneas no estado. O índice de doação de órgãos vem aumentando progressivamente no Piauí, é o que mostram os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Em comparação a 2016, a Central de Transplantes do Piauí registrou um crescimento de mais de 100% no número de doadores em 2017.

Embora tenha sido observado um aumento no número de doações, a espera por um órgão e por tecido ainda é bastante expressiva, apesar dos investimentos que estão sendo feitos pela Central de Transplantes do Piauí. “O objetivo da nossa campanha é chamar atenção da sociedade da importância de ser um doador de órgãos e tecidos, para trazer esperança a quem está na fila de espera. Também vamos aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as famílias que autorizaram as doações, e deram uma nova chance a outras pessoas e a toda equipe envolvida no processo de doação e transplante”, disse a coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras.

A abordagem temática do "Setembro Verde" desse ano é “Doação de órgãos: Um Sim para Vida”.  As atividades serão realizadas entre 22 a 30 de setembro, começando com o campeonato vôlei e gamão entre transplantados e médicos, que acontecerá na arena AquaVile, na Avenida Zequinha Freire, zona Leste de Teresina.

A partir de hoje(25), serão realizadas visitas a rede hospitalar de Teresina, para agradecer e lembrar do quão importante eles são nesse processo de resgate da vida.

No dia 26, terça-feira, vai acontecer um passeio ciclístico, no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa em homenagem aos doadores de tecidos e órgão do Piauí.

Já no dia 27 de setembro, que é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, quando será celebrada uma missa em Ação de Graça, aos familiares e receptores de órgão, na capela do Hospital Getúlio Vargas.

Para encerrar as comemorações do "Setembro Verde" no sábado, 30 , a Central de Transplantes do Piauí vai fazer uma atividade no Parque da Cidadania, a partir das 16 horas, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de lembrar a família, da vontade de ser um doador de órgão e tecidos.

25 de setembro – Segunda-feira
Divulgação da XVI Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes: “Doação de órgãos – Setembro Verde” na rede hospitalar de Teresina. Enfatizar a importância da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e sorteio de material de campanha.
8h - Hospital São Paulo
9h - Hospital Universitário/UFPI –HU
10h - Hospital UNIMED - Primavera
11h - Hospital da Primavera
14h – Hospital Oseas Sampaio (Matadouro)
15h – Hospital do Buenos Aires
16h – Hospital Mariano G. Castelo Branco (Santa Maria da Codipi)

26 de setembro – Terça-feira
8h - Hospital de Urgência de Teresina - HUT
Encontro com profissionais do HUT em agradecimento à parceria em prol da Doação de Órgãos e Tecidos no Estado.
14h – Hospital de Terapia Intensiva (HTI SUL)
15h – Maternidade Dona Evangelina Rosa
16h – Hospital da Polícia Militar do Piaui
17h – Hospital do Monte Castelo
19h - Passeio Ciclístico em Homenagem aos Doadores de Órgãos e Tecidos do Estado do Piauí – Grupo Teresina Pedal Noturno. Saída da Avenida Frei Serafim (cruzamento com a Avenida Miguel Rosa).
Local: Avenida Frei Serafim (cruzamento com a Avenida Miguel Rosa)

27 de setembro – Quarta-feira
 “Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos”
8h30 – Missa em Ação de Graças
Local: Capela do Hospital Getúlio Vargas Horário
9h - Homenagem a Todos os Doadores de Órgãos e Tecidos do Estado do Piauí
Local: Pátio do Hospital Getúlio Vargas Horário
Apresentação do Grupo de Música Solidária da Orquestra Sinfônica de Teresina
Apresentação do Grupo de capoeira do CEIR.
Confraternização: famílias doadoras, receptores de órgãos e tecidos, profissionais de saúde e convidados.

28 de setembro – Quinta-feira
9h – Encontro com profissionais do IML em agradecimento à parceria em prol da Doação de Órgãos e Tecidos no Estado
Local: Instituto Médico Legal – IML
14h - Hospital ITACOR
15h - Hospital PRONTOMED Centro
16h - Hospital da UNIMED - Centro
17h - Hospital do Promorar e do Parque Piauí.

29 de setembro – Sexta-feira
8h - Hospital Santa Maria