Denise Nascimento Saúde investe no atendimento à pessoa com deficiência na Planície Litorânea

A secretaria de Estado da Saúde vem trabalhando para proporcionar aos cidadãos uma saúde mais inclusiva, desenvolvendo ações para os que necessitam de alguma assistência diferenciada. Com esse objetivo, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participou nesse final de semana do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência – Todos Pela Inclusão, realizado pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em Parnaíba. 

“Estamos aqui para discutirmos a inclusão da pessoa com deficiência, a secretaria de Estado da Saúde tem realizado diversas ações na região norte do nosso Estado”, explica Florentino Neto, ressaltando que neste mês de setembro o Programa Passo à Frente esteve atendendo em Parnaíba atendendo pessoas de todas as regiões do território da Planície Litorânea. 

A previsão é que ainda este ano mais de mil equipamentos sejam entregues à população, entre cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e congênito, além de fabricação de órteses e próteses. 

Além disso, o secretário de Estado da Saúde acompanhou de perto as obras do CER IV. O serviço especializado é uma das primeiras unidades no Estado que oferta assistência nas quatro modalidades de reabilitação. A unidade terá capacidade de atendimento de, no mínimo, 700 usuários por mês, nas quatro reabilitações, com a realização de diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a Rede de atenção à saúde no território.


Outra ação que proporciona ainda mais acessibilidade para os Parnaibanos e cidadãos da região é o acordo de cooperação técnica firmado com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba, que permitirá a construção da Policlínica de Parnaíba. Nela será instalado o consultório odontológico que permitirá o atendimento dentário à pessoas com deficiência na região, nos mesmos moldes já existentes do serviço ofertado no Hospital da Polícia Militar (HPM), na capital. 

Num primeiro momento, a policlínica atenderá a população da Planície Litorânea nas especialidades em endocrinologia, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia e oncologia, além do serviço de odontologia para deficientes. A previsão é que até outubro as primeiras consultas já sejam realizadas.

Florentino explica que a implantação da policlínica integra um conjunto de ações para o atendimento especializado, como plano de descentralização de serviços em alta complexidade. “A policlínica vai servir para o atendimento à população, ao usuário do SUS, em várias especialidades médicas, e servirá também como campo de estágio para o curso de medicina da UFPI”.

O secretário ressalta a importância da abertura da policlínica, reforçando o município de Parnaíba como polo de saúde e “a integração cada vez maior dos nossos serviços de saúde na cidade de Parnaíba, integrando os serviços da futura policlínica, com os serviços prestados do HEDA, e a UFPI, por meio do seu curso de medicina e outros cursos da área da saúde”. Atualmente o curso de Medicina tem 160 estudantes no campi de Parnaíba.


Por: Denise Nascimento