O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, participou ontem (27), em Brasília, da assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) no qual foi aprovado, por unanimidade, indicativo de resolução que será submetida à Comissão Intergestores Tripartite, instituindo o Plano Operativo da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

“A população LGBT tem direito ao atendimento livre de preconceitos e discriminação, por isso que no Piauí reforçamos as políticas de equidade e trabalhamos sempre para desenvolver ações que proporcionam o acesso à saúde por toda a população”, disse Florentino Neto. 

Atualmente o Piauí está em processo de implantação do ambulatório para atendimento especializado à população LGBT. Com objetivo é cuidar da saúde integral da população LGBT, o ambulatório será formado por equipe multiprofissional, com endocrinologistas, psicólogos, psiquiatras, ginecologista, urologista e assistente social. 

O serviço especializado funcionará por meio de uma parceria Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Assistência Social, com o Centro de Referência LGBT, sendo um segmento que dispõe de assistência a esse público. As consultas seriam agendadas neste mesmo espaço, facilitando o acesso ao serviço.

O Piauí, assim, se torna referência nacional neste tipo de assistência, em poucos Estados há essa política pública implantada. A previsão é que ainda este ano o ambulatório esteja em funcionamento. Também serão discutidas estratégias para que esta comunidade tenha conhecimento sobre o novo serviço e dos procedimentos para ter acesso.

Por: Denise Nascimento