A Maternidade dona Evangelina Rosa sediará neste sábado (30), de 8h às 13h, o primeiro Curso sobre Falência Intestinal Pediátrica, que vai abordar sobre o manejo e assistência aos pacientes com síndrome do intestino curto. O cursos será ministrado pela cirurgiã pediátrica Maria Paula Villela Coelho, médica da equipe de transplante hepático do Hospital Albert Einstein, e pela enfermeira Thaiz Angelica Franzoni .

Segundo a médica pediatra da Mder, Natasha Lima, o objetivo do evento é abordar estratégias de cuidados multiprofissionais, como médicos, residentes de pediatria, alunos de medicina, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais a pacientes que sofrem com essa afecção - a Síndrome do Intestino Curto. “O Curso visa ainda à preparação desses profissionais a abordar temas relacionados com a prática assistencial desses pacientes além de tratamentos para tornar possível adaptação funcional deles, na vida, além de terapias nutricionais e os problemas decorrentes do seu prolongamento além dos relacionados aos acessos venosos”, explicou a pediatra.

O Curso é uma realização da Sociedade de Pediatria do Piauí (SOPEPI), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e MDER. São ofertadas 30 vagas para pediatras e 70 aos profissionais da MDER.  Os participantes receberão certificado de atualização profissional: Pontuação para a especialidade “Pediatria”.
Mais informações:  (86) 9921-4407, falar com Teresinha ou no Núcleo de Educação Permanente e Práticas em Saúde (NEEPS), da Mder.

Programação
7h30 às  8h30 – Visita a pacientes internados na Maternidade Dona Evangelina Rosa
8h30 às 9h30 – Falência Intestinal Pediátrica: Estratégia de Cuidados ( Dra. Maria Paula Villela Coelho – SP)
9h30 às 10h – Melhores Práticas Assistenciais de Enfermagem no Cuidado do Paciente com Falência Intestinal