Com o tema “Um passo de cada vez, todo cuidado é pouco”, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza o I Fórum de Prevenção de Quedas, no dia 4 de outubro, no auditório do Hospital. A prevenção de quedas é a 6º Meta Internacional de Segurança do Paciente, esse tipo de acidente pode gerar inúmeros danos desnecessários à saúde do paciente, além de ser um parâmetro para avaliar a qualidade da assistência.

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, que alguns pacientes apresentam maior risco para ocorrência de queda e o HGV já adotou algumas medidas para prevenção como a identificação correta do paciente que apresenta riscos para orientar a equipe no desenvolvimento de estratégias para sua prevenção.

“Todo paciente que é admitido no Hospital, ele é identificado corretamente. Caso ele possua risco de quedas, ele recebe a pulseira vermelha, isso alerta o profissional e o acompanhante sobre a necessidade de um cuidado especial com aquele paciente”, explica a diretora.

Para a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HGV, Nirvania Carvalho, outras medidas também foram adotadas para a melhoria no atendimento ao paciente e aumentar a qualidade dos serviços prestados pelo HGV. Além da identificação correta do paciente, foi elaborado um folder explicando o risco de quedas para os acompanhantes e familiares do paciente.

Ela também destaca a elaboração de um Protocolo de Quedas explicando quais os procedimentos que devem ser adotados pelos profissionais de saúde,  caso aconteça algum episódio com o paciente. “O objetivo foi  reduzir a ocorrência de queda de pacientes e o dano dela decorrente, por meio da implantação/implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais”, explica Nirvania Carvalho.

 

Programação

MANHÃ

08:00 h às 8:30 h - Abertura Oficial

08:30 h às 8:50 h - Apresentação de vídeos educativos relacionados ao Protocolo de Prevenção de Quedas do HGV.

08:50 h às 9:00 h - Apresentação de uma dramatização: “Quedas: vamos prevenir!”

09:00 h às 10:15 h- Mesa redonda: A importância da equipe multiprofissional na prevenção de quedas.

Moderador: Nirvania do Vale Carvalho.

Representantes:

Medicina: Dra. Rosânia Maria de A. Oliveira

Enfermagem: Dra. Olívia de Aguiar Costa

Fisioterapia: Dra. Denise Maria Pereira de Cardoso

Farmácia: Dr. Jeorgio Leão Araújo

Estrutura e Segurança: Anderson Soares da Silva

10:15h às 10:30h Intervalo

10:30h às 11:30h Experiências do HGV na prevenção de quedas: caminhos percorridos.

Ministrante: Dra. Francisca Cecília Viana Rocha.

TARDE

14h às 14:40h- Importância da prevenção de quedas em domicílio.

Ministrante: Dra. Leidinar Cardoso Nascimento

14:40h as 15:10 h- Apresentação da Escala Jonhs Hopinks: escala validada para prevenção de quedas.

Ministrante: Nirvania do Vale Carvalho

15:10 h às 16:00 h Talk Show: A importância da notificação de quedas e do registro de ocorrência para a prevenção

Ministrantes: Dra. Vera Xavier Romero

Gabriel Vitor de Sousa Campelo

16:00h as 16:20h Lançamento do Folder de Orientação para pacientes e acompanhantes em relação as metas internacionais de segurança.

16:20h Encerramento: Coffe break musical

 

Por: Fátima Oliveira