Jarbas Santana ETSUS vai funcionar em novas instalações na zona sul de Teresina

Para oferecer melhores condições aos mais de 5.500 alunos da Escola Técnica do SUS – ETSUS, em todo Estado, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, assinou hoje, 3, juntamente com o secretário de Administração e Previdência, Franzé Silva, o termo de cessão de imóvel, localizado na zona sul de Teresina, onde irá funcionar a nova sede da ETSUS. Com a assinatura, a Secretaria de Estado da Saúde vai poder ofertar um espaço mais adequado às necessidades da Escola, que oferta os mais variados cursos, tanto na área técnica como de pós-graduação.

De acordo com Florentino Neto, com a nova sede “vamos poder, em curto prazo, oportunizar mais ofertas de cursos técnicos e de aperfeiçoamentos, para que os nossos profissionais tenham todas as condições de cuidar bem da população do nosso Estado”.

A oferta dos cursos é voltada para os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde(SUS), desde aqueles que tenham ensino médio ao superior. Com sede no Premem Sul, o ETSUS conta com uma equipe de técnica de mais de 40 profissionais, contando com equipe pedagógica e acadêmica.

Jesus Dias, gerente de Qualificação Profissional, conta que atualmente estão em andamento os cursos de Agente Comunitário de Saúde, Análises Clínicas, Urgência e Emergência, além do curso de Prótese Dentária, que deve iniciar em novembro. “Além desses, temos vários outros que foram ofertados, em diversas áreas, como curso técnico de Saúde Bucal, Radiologia e Vigilância Sanitária, aperfeiçoamento em Urgência e Emergência, qualificação para Cuidador do Idoso, capacitação em Terapia Intensiva Neonatal e Adulto, todos eles voltados para os profissionais de saúde de ensino médio”.

A gerente relata que o Piauí é um dos poucos estados em ofertar o curso de formação em Agente Comunitário em Saúde nos três níveis, tendo formado mais de 1.200 agentes, somente no território Entre Rios, o que mostra a expansão da Escola e a demanda crescente pela qualificação e aperfeiçoamento dos trabalhadores em saúde. 

“Temos parceria com o Pronatec Saúde, o que faz a demanda aumentar. E nossa capacidade instalada é pequena, não supre a necessidade dos cursos. Com essa cessão de imóvel, além de ser de suma importância na formação desses trabalhadores, vamos ofertar os cursos com mais qualidade, buscando melhorar cada vez mais os cuidados à população”, afirma. 

Por Graciene Nazareno