A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) em parceiria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), realizam uma programação especial em alusão ao Dia do Idoso, com o tema “Envelhecer com Saúde: educar é previnir”, no dia 05 de outubro, na praça de alimentação do Shopping Rio Poty, das 15h às 18h. O evento é gratuito.

Haverá uma roda de conversa sobre orientações e prevenção de quedas. Será ofertado serviços de aferição de pressão, verificação de peso, verificação do índice de massa corpórea (IMC), e medição de circunferência abdominal, além de orientações sobre doenças crônicas como diabetes, hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC). Também serão realizadas atividades de alongamento.

No total, são 25 voluntários entre professores e alunos dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem que estarão envolvidos diretamente com estas ações.

O pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Uespi, Raimundo Dutra, ressalta que a universidade trabalha continuamente com ações e projetos de extensão que dão atenção à terceira idade. “Durante o ano inteiro, a Uespi tem ações direcionadas para os idosos. A universidade tem alunos e professores dos mais diversos campi, dos mais diversos cursos com ações direcionadas para o público idoso, sem falar dos programas como a Universidade Aberta da Terceira Idade, o Núcleo de Atividade Física da Terceira Idade, o grupo de Teatro da Terceira Idade, e o Coral da Terceira Idade”, pontua Dutra.

 

 

Por: Indira do Vale