Servidores do setor de recursos humanos dos diversos órgãos do estado participaram nessa sexta, (6), de treinamento, capacitação e cadastro no sistema de Perícia Médica do Piauí. A atividade que aconteceu no auditório da Agencia de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), faz parte da reformulação da perícia que será informatizado através de agendamento virtual.

Na capacitação, a equipe do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi) apresentou o portal da Perícia Médica e o novo fluxo de trabalho dos recursos humanos, perícia médica e do próprio Ciaspi.

Para a servidora Lina Pimentel, que está há 30 anos na perícia médica, o sistema de informatização, é uma ferramenta que vai facilitar, inclusive, o setor de recurso humano por diminuir a distancia entre o resultado dos processos com a perícia médica, pois será possível o acesso e retorno em tempo curto.

A perícia médica é um dos programas do Ciaspi, direcionados ao estudo e ao aprofundamento do trabalho e suas relações, envolvendo os aspectos físicos, cognitivos e sociais. Ao todo, serão treze programas que incluem o atendimento individualizado em assistência social, psicológica e psiquiátrica, de ordem funcional ou particular por profissionais especializados; programa de capacitação continuada; avaliação de risco do trabalho e processo de aposentadoria.

“Esse é um dos objetivos do governo em gerar um novo olhar para o agente público, valorizando e cuidando ainda mais de seus servidores. Além disso, estamos dando um passo para nova metodologia de trabalho diferenciado dentro área de trabalho da perícia médica com um sistema informatizado que vai dá celeridade e contribuir para a eficiência do atendimento”, pontuou o secretário da SeadPrev, Franzé Silva.