11/10/2017 - 11h51

Bebês da Unidade Canguru ganham homenagem na MDER pelo Dia das Crianças

Bebês da Unidade Canguru ganham homenagem na MDER pelo Dia das Crianças

Os bebês da unidade Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) receberam uma festa em comemoração ao Dias das Crianças nessa terça (10). Durante o momento, as cerca de 30 mulheres que estão acolhidas nas enfermarias estavam com seus bebês acomodados da posição Canguru durante todo o evento, que se transformou em um momento especial com muita música e orações, tudo em altura moderada para não incomodar os pequenos homenageados.

A médica neonatologista, Izabel Almeida, falou durante a comemoração. “A criança é a origem da vida e aqui estão as mamães extremamente corajosas e bebês muitos valentes”, disse ela, lembrando que são bebês que já passaram por ventilação por Cpap ( máscara que facilita entrada de ar para os pulmões) e alguns por cirurgias. “Cada um tem sua história de vida, mas hoje é um dia de alegria pra festejar o Dia da Criança”, comemorou.

Para a psicóloga, tutora no Método Canguru pelo Ministério da Saúde, Lydia Pires, todas as datas são comemoradas. “Esse ambiente se torna a casa delas, algumas chegam a passar três meses e essas confraternizações mobiliza de forma positiva”, explicou Lydia contando que essas datas são  muito positivo pra elas.

O método
O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou com seu pai. Isto ocorre de forma gradativa. Inicialmente os pais tocam seu filho, para depois colocá-lo na posição canguru. Este contato do recém-nascido com os seus pais inicia de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis.

O evento na Unidade Canguru, onde mãe e bebê recebem atendimento humanizado, foi parte das atividades desenvolvidas em comemoração à data. Lá, todas as datas são comemoradas com o intuito de tornar o ambiente mais acolhedor, já que algumas chegam a passar três meses na maternidade. Essa Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal foi implantada há 13 anos e é referência em atendimento a crianças prematuras que ficam em contato com as mães até receberem alta. Eles recebem atendimento de equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

Por Astrid Lages

20/10/2017 as 16:40h

Saúde entrega consultórios odontológicos para UESPI de Parnaíba

A nova estrutura vai beneficiar diretamente cerca de 300 alunos, em seis turmas, permitindo ainda a expansão do número de vagas.

20/10/2017 as 14:06h

Saúde se une à Educação e Assistência Social em combate ao Aedes aegypti

Semana Nacional de Mobilização acontece de 23 a 27 de outubro

20/10/2017 as 13:22h

Hospital de Piripiri realiza 3º mutirão de cirurgias pediátricas

Estão sendo realizadas cirurgias de hérnia, hidrocele, frenectomia, fimose e outras.

20/10/2017 as 11:46h

Saúde já realizou mais de 140 atendimentos no povoado Chapadinha Sul

Atendimentos continuam próxima semana

20/10/2017 as 09:34h