11/10/2017 - 11h51
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Bebês da Unidade Canguru ganham homenagem na MDER pelo Dia das Crianças

O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal

Tamanho da fonte  
Bebês da Unidade Canguru ganham homenagem na MDER pelo Dia das Crianças

Os bebês da unidade Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) receberam uma festa em comemoração ao Dias das Crianças nessa terça (10). Durante o momento, as cerca de 30 mulheres que estão acolhidas nas enfermarias estavam com seus bebês acomodados da posição Canguru durante todo o evento, que se transformou em um momento especial com muita música e orações, tudo em altura moderada para não incomodar os pequenos homenageados.

A médica neonatologista, Izabel Almeida, falou durante a comemoração. “A criança é a origem da vida e aqui estão as mamães extremamente corajosas e bebês muitos valentes”, disse ela, lembrando que são bebês que já passaram por ventilação por Cpap ( máscara que facilita entrada de ar para os pulmões) e alguns por cirurgias. “Cada um tem sua história de vida, mas hoje é um dia de alegria pra festejar o Dia da Criança”, comemorou.

Para a psicóloga, tutora no Método Canguru pelo Ministério da Saúde, Lydia Pires, todas as datas são comemoradas. “Esse ambiente se torna a casa delas, algumas chegam a passar três meses e essas confraternizações mobiliza de forma positiva”, explicou Lydia contando que essas datas são  muito positivo pra elas.

O método 
O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. O bebê prematuro é colocado em contato pele a pele com sua mãe ou com seu pai. Isto ocorre de forma gradativa. Inicialmente os pais tocam seu filho, para depois colocá-lo na posição canguru. Este contato do recém-nascido com os seus pais inicia de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que os pais se sentirem confortáveis.

O evento na Unidade Canguru, onde mãe e bebê recebem atendimento humanizado, foi parte das atividades desenvolvidas em comemoração à data. Lá, todas as datas são comemoradas com o intuito de tornar o ambiente mais acolhedor, já que algumas chegam a passar três meses na maternidade. Essa Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal foi implantada há 13 anos e é referência em atendimento a crianças prematuras que ficam em contato com as mães até receberem alta. Eles recebem atendimento de equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros.

Por Astrid Lages

 


Comente!


16/12/2017 as 18:34h

Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Com cirurgias de catarata e geral

15/12/2017 as 15:06h

HEDA vai realizar 200 cirurgias de catarata neste final de semana

E ainda 25 cirurgias gerais

15/12/2017 as 14:51h

Saúde começa a executar plano de ação do Projeto de Reestruturação

Técnicos do Conass apresentaram o plano para o Governador

15/12/2017 as 13:25h

Conselho Federal de Medicina atualiza regras para diagnóstico de morte encefálica

As regras foram publicadas no Diário Oficial da União

15/12/2017 as 12:06h

HGV utiliza técnica inovadora para tratamento de varizes

Os procedimentos serão feitos em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular

15/12/2017 as 12:03h

HGV realiza o 50º mutirão cirúrgico do ano neste sábado (16)

Somente com os mutirões, cerca de 1.500 pacientes foram beneficiados