12/10/2017 - 07h38

Saúde e Fepiserh avançam no processo de cogestão de hospitais

Com a apresentação de metas e plano de ação dos hospitais da capital

Saúde e Fepiserh avançam no processo de cogestão de hospitais

Em mais uma etapa do processo de cogestão dos seis hospitais da rede estadual, o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e o presidente da Fundação Estadual de Serviços Hospitalares(FEPISERH), Pablo Santos, estiveram reunidos nesta quarta, 11, para traçar metas e prazos de execução do plano de ação dos hospitais. Com a finalização dessa etapa, que envolve diagnóstico levantado entre as instituições, a Fundação se prepara para assumir de forma direta, a gestão de seis hospitais.

Pelo plano de ação apresentado dos hospitais da capital, Getúlio Vargas, Infantil Lucídio Portela e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, foram elencadas 17 metas a serem cumpridas, onde se destacam: aumentar a oferta de serviços especializados, entre consultas, exames e procedimentos cirúrgicos; otimizar os leitos comuns e de terapia intensiva; redimensionamento de custos, com foco nos serviços de apoio, insumos, entre outros. Neste caso, uma das propostas apresentada é a centralização de serviços, como lavanderia e laboratório unificados, reduzindo os custos operacionais.

Essas metas foram traçadas em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, como explica Florentino Neto. “São metas estabelecidas junto com a equipe da FEPISERH, e em consonância com a Secretaria de Saúde, onde foram estabelecidas a ampliação na oferta dos serviços, obediência à economicidade, otimização de alguns serviços que podem ser compartilhados nos hospitais, e o que é importante: nós já estamos fazendo isso nos seis hospitais, e particularmente nos três hospitais. Com isso, haveremos de ter uma melhoria qualitativa significativa nos nossos hospitais”.

Ainda pelo diagnóstico, foi apontado que os três hospitais da capital apresentam crescimento permanente na oferta dos serviços, como em consultas, exames, internações e cirurgias. O Infantil, por exemplo, atendeu, numa média mensal em 2016, 1924 consultas especializadas. Em 2017, foram 2502 consultas, mês, num aumento de 23%, em relação ao ano passado.

No HGV, os procedimentos cirúrgicos têm uma média de 1216 cirurgias realizadas por mês, o que mostra a relevância dos mutirões dos finais de semana e feriado, diminuindo de forma significativa a fila de espera por um procedimento especializado e de alta complexidade.

Já o Natan Portela, apresentou 24.629 consultas realizadas, entre eletivas e de urgências, no ano de 2016. A maior parte delas, 13.674, foi de consultas de urgência, já que o hospital é porta aberta para os casos de pronto-atendimento para as doenças infecto-contagiosas.

O presidente da Fundação, Pablo Santos, afirma que, “a parceria entre Saúde e Fundação Hospitalar, a gente vai otimizar os serviços, minimizando os problemas que hoje enfrentam a rede dos três hospitais da capital, que vão fazer parte da Fundação Hospitalar e sempre em sintonia entre a Fundação e a Secretaria”, reforça.

O secretário conclui que, com a finalização dessa etapa, a Fundação assume, de forma direta, a gestão dos três hospitais da capital e ainda de três do interior: o Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri; o Regional Justino Luz, em Picos; e o Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato. “A Fundação cumpriu sua primeira meta, que é apresentar um relatório e um diagnóstico dos hospitais, que eram administrados até então, apenas pela Secretaria de Saúde. Nesse segundo momento, a Fundação Hospitalar está se preparando para dia 18 assumir a gestão direta dessas unidades hospitalares”.

Por Graciene Nazareno

18/06/2018 as 13:18h

Municípios recebem equipamentos pelo Renova Saúde

Na solenidade, foram contemplados Marcolândia e Juazeiro. Anteriormente, 14 municípios já haviam recebidos equipamentos

18/06/2018 as 10:56h

Saúde e Ciaspi lançam programa de Ginástica laboral

Os servidores participaram de atividades nos setores

18/06/2018 as 09:10h

Instalação de 67 Unidades de Terapia Intensiva descentraliza atendimento no Piauí

Política de descentralização de leitos vem diminuindo o fluxo de pacientes que se deslocam à Teresina para receber tratamento

15/06/2018 as 13:31h

Saúde e Fazenda promovem festa junina

Arraial teve concurso de dança e muito forró

15/06/2018 as 09:47h

Piauí reduz 69,3% dos casos de dengue

Chikungunya teve redução de 90,6%

14/06/2018 as 12:47h

Evangelina Rosa aperfeiçoa serviço de refeições para conter desperdícios

Estima-se que a instituição obterá, em média, 40% de economia nos gastos com alimentação.