O Hospital Getúlio Vargas (HGV) tem avançado na realização de procedimentos com utilização de tecnologia moderna, menos invasiva e com resultados mais favoráveis para o paciente. A mais recente, o HGV realizou a Nefrectomia Parcial Laparoscópica onde foi possível retirar um tumor renal, utilizando uma técnica que preserva o restante do rim saudável, resultando num tratamento seguro e eficaz ao paciente.

O cirurgião que realizou o procedimento, Aurus Dourado, explica que a nova técnica apresenta resultados equivalentes quando comparado à cirurgia aberta tradicional quando avaliada a cura do câncer, com o diferencial de apresentar, significativamente, menos dor pós-operatória, um menor tempo de internação, retorno mais precoce ao trabalho e atividades diárias, oferecendo um resultado mais favorável para o paciente. “Esta técnica tem o potencial de manter uma melhor função do rim e reduzir a morbidade cirúrgica”, explica o cirurgião.

Aurus Dourado destaca que o paciente tinha um tumor renal de 5 centímetros, “um caso complicado”, segundo ele,  mas que foi possível retirar o tumor preservando o rim do paciente, apenas com a realização de pequenas incisões e o que possibilitou um pós-operatório mais rápido, “no mesmo dia o paciente foi para a enfermaria e já esta de alta”, destaca o cirurgião.

“Atualmente, este tipo de cirurgia é a técnica preferida para pacientes com câncer renal em estágio inicial. Muitas vezes, é realizada para remover tumores únicos até 7 cm de diâmetro”, destaca Aurus Dourado. 

Por Fátima Oliveira