Denise Nascimento Saúde e CONASS iniciam Programa de Reestruturação Gerencial

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), deu início hoje (17) e segue até amanhã, 18, as oficinas de capacitação para implantação do Programa de Reestruturação Gerencial da Secretaria de Saúde. Com este Programa, a Secretaria objetiva aprimorar o fluxo de trabalho, especialmente nas áreas do planejamento, gestão orçamentária e financeira, e administrativa, buscando responder de forma mais ágil as demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde(SUS).

O secretário Florentino Neto afirma que, ao alcançar esse objetivo, de melhoria do planejamento orçamentário e modernização a administração geral da Secretaria, racionalização dos processos e protocolos de trabalho, as ações serão mais céleres.  “Todas as nossas ações visam melhorar o atendimento ao usuário do SUS, alcançando esses objetivos teremos uma secretaria mais enxuta, mais leve, mais focada em resultados”, completa Florentino. 

Realizado em etapas, o Programa iniciou com a identificação das áreas em que deveriam ser focados os processos de melhorias, quando foi elaborado o diagnóstico situacional. Com este apontamento, ocorre a segunda etapa do Programa, que é a realização das oficinas temáticas  nesta terça e quarta(17 e 18). As oficinas envolvem os gestores das áreas meios e fim, que acompanhados por técnicos do CONASS, vão elaborar um plano de trabalho, com definições de ações para curto prazo, a ser executadas até dezembro de 2018, e ainda médio e longo prazos. Um dos principais desafios na elaboração da proposta é buscar soluções, partir dos problemas identificados, contando com os recursos financeiros disponíveis.

O secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, afirma que “com a liderança do Florentino Neto e a compreensão do corpo técnico da importância do trabalho que estamos elaborando aqui, tenho absoluta certeza que será um trabalho exitoso e trará resultados concretos já para começo de 2018”,

As oficinas são ministradas por técnicos do CONASS e ao final delas serão apresentados os produtos elaborados para reorganização nas áreas da administração pública, execução orçamentária e financeira, fundo de saúde e nas questões de planejamento de gestão.

O Programa de Reestruturação Gerencial do CONASS é um assessoramento técnico às Secretarias Estaduais de Saúde na gestão do SUS com foco nas áreas de Planejamento (Ciclo Orçamentário e Informação para a Gestão), Administração Geral, Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Reestruturação dos Fundos Estaduais de Saúde e Gestão Orçamentária e Financeira. 

Por Denise Nascimento e Graciene Nazareno