O dia “D” de conscientização para redução de sífilis congênita, que acontece na Maternidade Dona Evangelina Rosa (Mder) amanha (25) contará com uma vasta programação. O objetivo da ação, realizada em parceria com a Sociedade de Pediatria­-Seção Piauí, é mobilizar gestantes e profissionais de saúde sobre a importância da detecção e do tratamento da doença durante o pré-natal e acontece durante todo o dia com palestras, discussões, panfletagens, atividades educativas.

Segundo a médica neonatologista da Maternidade, Izabel Almeida, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) fez um levantamento, através Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)  e constatou um aumento nos casos de sífilis no Piauí, como está ocorrendo em todo o país e em algumas partes do mundo. “Esperamos fazer uma campanha com aulas, discussões e momentos com os profissionais e pacientes para uma conscientização de que essa doença existe que é de fácil tratamento, diagnóstico e condução”, explicou a médica, alertando que a sífilis passa por uma educação da sociedade para barrar esse crescimento assustador. Ela ressalta ainda que a doença adquirida, passando a ser de gestante, passa a ser uma sífilis congênita (no bebê). “As repercussões podem ser leves ou graves nos recém nascidos e isso nos preocupa”, destacou a médica.  

No encerramento, a Mder sediará um evento Sociedade de Pediatria­-Seção Piauí voltado para pediatras onde serão discutidos os números e discutir propostas e estratégias para redução as sífilis no Piauí.

 Confira a P r o g r a m a ç ã o

07h às 10h00m – Panfletagem nas alas e setores da Mder;

10h às 10h10m – abertura - dr. Marcos Bitencourtt (diretor clínico da Mder);

10h40m às 11h10m – apresentação de dados epidemiológicos e fluxograma de notificação da síflis na mder – Maria Elizabeth R. Gonçalves (coordenadora do NHE-MDER);

11h10m às 11h50m – Vigilância Epidemiológica da Sífilis –Alana Niege n. Damasceno (Coordenadora Municipal De IST/AIDS Teresina);

11h às 12h – Discussão;

19h -III Café com Pediatra - desafio sobre a eliminação da sífilis congênita­- Sociedade de Pediatria­-Seção Piauí.

 

Por Astrid Lages