Francisco Gilásio Hospitais do Piauí se preparam para Mutirão de Cirurgias Eletivas

O governador Wellington Dias participou, nessa quarta-feira (25), de mais uma etapa do planejamento do Mutirão de Cirurgias Eletivas, que contemplará os 11 macroterritórios de saúde do estado. O projeto visa reduzir as filas de pacientes à espera de procedimentos sem caráter de urgência e emergência, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS), que disponibilizou R$ 3,3 milhões para essa ação.

“É uma parceria com profissionais de saúde visando reduzir uma fila que se formou ao longo dos anos. Por meio desses mutirões, pessoas que esperavam 40 dias por um procedimento cirúrgico passam a esperar 10 dias, uma semana, bem menos que o convencional” ressaltou o governador.

Segundo o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, o plano elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde prevê a realização de cirurgias nas áreas de ortopedia,  oftalmologia, pediatria e cirurgia-geral. O número de procedimentos será definido com base na demanda de cada região, obedecendo critérios estabelecidos pelo MS. Entre os municípios prioritários estão Teresina, Parnaíba, Barras, Piripiri, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

Dez hospitais estão preparados para a realização dos procedimentos. São eles: Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA (Parnaíba); Hospital Estadual de Buriti dos Lopes – HEBL; Hospital Estadual Gerson Castelo Branco – HEGCB ( Luzilândia); Hospital Estadual Júlio Hartman (Esperantina); Hospital Estadual de Campo Maior – HECM; Hospital da Polícia Militar – HPM ( Teresina); Hospital Estadual Deolindo Couto – HEDC (Oeiras); Hospital Estadual Teresinha Nunes Barros – HETNB (São João do Piauí);  Hospital Estadual Manoel de Sousa Santos – HEMSS (Bom Jesus); Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante – HEDJPC (Corrente).

O período do mutirão ainda será divulgado. 

Novas estruturas
O governador Wellington Dias e o secretário Florentino Neto também encaminharam a proposta do calendário de inauguração de novos equipamentos em unidades de saúde no interior do Piauí. Até o dia 15 de dezembro, novas estruturas serão colocadas em funcionamento e outras, antes desativadas, retomarão as atividades. 

No cronograma constam as inaugurações do Hospital de Buriti dos Lopes; UTI, Casa da Gestante e Centro de Parto Normal do Hospital de Picos; Centro Cirúrgico do Hospital de Uruçuí; Casa da Gestante de Floriano.

“Imagine o que é voltar a ofertar cirurgias no Hospital de Uruçuí. Picos não dispõe de UTI pública e passará a ter. Buriti dos Lopes estava há mais de 6 anos sem atendimento no hospital e agora terá a unidade reformada, equipada e pronta para atender a região. Muitos benefícios virão por meio dessas inaugurações” destacou Florentino Neto.

Por Redação CCOM