O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (28), o quadragésimo mutirão cirúrgico de 2017. A meta é beneficiar 30 pacientes ortopédicos eletivos do Ambulatório Integrado Dirceu Arcoverde e da urgência. Este ano, 1.105 pessoas já foram atendidas em diversas especialidades médicas nas ações cirúrgicas promovidas pelo HGV.

O coordenador do Serviço de Ortopedia do HGV, Wilson Rodrigues, explica que as cirurgias ortopédicas são cada vez mais procuradas no Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente por conta dos violentos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. `` Devido aos graves traumas, muitos pacientes são submetidos a mais de um procedimento cirúrgico ``, completa o cirurgião.

Wilson Rodrigues enfatiza que os mutirões possibilitaram uma redução na fila de pacientes em ortopedia, uma das especialidades de maior demanda no HGV. `` Em 2014, havia mais de 2.200 pacientes aguardando por cirurgias. Graças a essas ações, hoje são aproximadamente 300 pessoas``, explica o coordenador.

A diretora geral do HGV, Clara Leal, diz que os mutirões apresentam resultados satisfatórios. ``Mesmo com a demanda constante, aconteceu uma redução satisfatória no tempo médio de espera por procedimentos que, na rede pública, apresentam grande procura e somente são feitos pelo HGV”, finaliza a gestora.

Por Solinan Barbosa