A Semana Nacional de Mobilização dos setores da Saúde, Educação e Assistência Social no combate ao Aedes aegypti finaliza hoje (28) e a Secretaria de Estado da Saúde continua as ações durante todo o ano pra prevenção do vetor.  

 Todas as onze regionais de saúde foram orientadas pelos técnicos da Secretaria de Saúde a estreitar entendimentos com as outras áreas com o intuito de mobilizar municípios vinculados e demais parceiros para a intensificação de esforços e boas práticas na luta contra o mosquito Aedes, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

“Estamos concluindo hoje os trabalhos da semana nacional de mobilização, marcado por trabalhos intensos, que já eram organizados há meses. Acreditamos que todo esse trabalho realizado por essas áreas foi altamente produtivo, nosso banco de dados está sendo atualizado para alimentar o boletim nacional. O mais importante é  repercutir no enfrentamento e redução da densidade do mosquito para que ele não transmita doenças à população. Só com um trabalho grandioso como esse, com vários parceiros e diversos profissionais envolvidos poderemos frear os efeitos danosos que esse mosquito pode trazer a população”,  disse o epidemiologista Inácio Lima.

Boletim epidemiológico

O Piauí registrou uma redução de 4% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 25 de outubro deste ano, foram 4.918 casos notificados em 127 municípios.

Em relação à chikungunya, foram 5.986 casos notificados em todo o Estado, registrando aumento de 192,9% em relação ao mesmo período de 2016. As maiores incidências de chikungunya por 100 mil habitantes foram registradas nas cidades de Francinópolis,Cajueiro da Praia,  São Raimundo Nonato, Várzea Branca e Luis Correia.

Os casos de zika registraram diminuição, quando comparados os anos de 2016 e 2017, com 216 e 157, respectivamente. 

Confira o boletim

Por: Denise Nascimento