O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, inaugura neste sábado, 28, às 11h, a ampliação do setor de Estabilização da Urgência e Emergência do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, como também visita as instalações do setor Ambulatorial das Residências Médicas, que funciona na unidade hospitalar. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$270 mil em equipamentos, além das melhorias para que fossem implantados os novos serviços. 

O setor de Estabilização passa a contar com sete leitos, totalmente equipados com monitores, respiradores, aparelhos de eletrocardiograma e sete camas, do mesmo modelo usado nas unidades de Terapia Intensiva, o que vão garantir mais conforto e segurança na assistência ao paciente.

O secretário afirma que a ampliação do Estabilização é mais um investimento feito no Hospital Estadual, que recentemente abriu dois serviços de referência no atendimento à mulher e ao bebê. “Nós estamos em processo de melhoria contínua no HEDA. Implantamos a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, a Casa da Gestante e recentemente, nós inauguramos o Centro de Parto Normal, todos vinculados ao Hospital. E agora, mais melhorias com a ampliação de sete leitos de estabilização, que será mais um diferencial no atendimento na área da urgência e assim poder atender cada vez melhor a população”, afirma. 

Ainda no HEDA, o secretário vai conhecer o Ambulatório das Residências Médicas, que funciona em parceria com a Universidade Federal do Piauí, campus de Parnaíba. Pela primeira vez, cursos em Residências Médicas são ofertados fora de Teresina. A parceria entre as instituições possibilitou a abertura da pós-graduação, nas áreas de Clínica Médica e Cirurgia Geral, cujas aulas iniciaram em março de 2017.    

“Estamos empenhados em estimular cada vez mais a integração do curso de Medicina da Universidade Federal com o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, pois entendemos que, através das Residências Médicas, do trabalho dos nossos profissionais do Hospital e dos preceptores, nós temos como fazer cada vez mais a construção de um hospital melhor para a sociedade”, explica.

Hospital de Buriti dos Lopes
O Hospital Estadual de Buriti dos Lopes está em ritmo acelerado para finalização de obras, ao tempo em que recebe equipamentos. De acordo com Florentino Neto, obras e disponibilização de equipamentos ocorrem de forma simultânea.

“Estamos equipando o Hospital, que será inaugurado em novembro. São monitores, ar condicionados, do tipo Split, aparelhos de eletrocardiograma, berços e outros equipamentos que estão sendo disponibilizado ao Hospital”, afirma.

Por Graciene Nazareno