O Hospital Infantil Lucídio Portela realiza hoje (7)  o “Novembrinho Azul”, ação de consultas com urologista, cirurgião pediátrico e nefropediatra, exames de imagem, vacinação para HPV e acolhimento familiar por enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. Toda a ação é voltada para o homem criança e adolescente.

O Novembrinho Azul acontece durante todo o dia, das 8h as 17h, voltado para a saúde gênito-urinária de crianças e adolescentes do sexo masculino no estado do Piauí. O objetivo é o diagnóstico e tratamento precoces de doenças como fimose, distopia testicular e varicocele que são importantes fatores de risco para doenças na vida adulta como câncer de pênis, câncer de testículo e infertilidade masculina.

A vacina contra HPV também é foco da ação por reduzir o risco de câncer de pênis. A ação Novembrinho Azul visa estimular as famílias a procurar precocemente as redes de atenção à saúde para os cuidados específicos de homens até 15 anos de idade.

“O hospital infantil tem por meta realizar esta ação anualmente no mês de novembro, com planejamento próprio e compartilhado, com apoio de órgãos públicos e da sociedade”, disse o urologista Djalma Costa.

O diretor geral do Hospital Infantil, Vinícius Nascimento, apresentou o projeto à Escola Brasileira de Urologia Pediátrica, “eles não só gostaram como também querem realizar em seus Estados (RS, MA, RJ e SP). Haverá uma bienal de transmissão mundial dia 20 deste mês de outubro em São Paulo, quando apresentaremos para os palestrantes de todo o país a nossa proposta”, disse o diretor.

São parceiros nessa ação a Secretaria de Estado da Saúde, através do Hospital Infantil Lucídio Portela, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, o Conselho Regional de Medicina do Piauí, a Sociedade Brasileira de Urologia – PI, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, a Universidade Estadual do Piauí, a International Federation of Medical Students' Association (IFMSA Brazil) e Universidade Federal do Piauí.

Novembro é o mês dos cuidados redobrados à saúde do homem, quando Estado e municípios reforçam ações para bem-estar físico, social e emocional, englobando da promoção à prevenção da saúde do homem. Cuidados esses que vão desde a adoção de hábitos de vida saudáveis até a prevenção de doenças crônicas, como o câncer de próstata.

O Hospital Infantil Lucídio Portela está localizado na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 220, centro.

Por Samara Augusta