Um dos servidores da Secretaria de Saúde do Estado da Saúde lançou o livro Geografia em Debate, da editora da Universidade Federal do Piauí.  A publicação reúne 18 artigos que foram produzidos por egressos do Programa de Mestrado em Geografia da Ufpi. A pesquisa irá servir de base para ações mais eficientes no combate à malária no Estado.

O Técnico de Vigilância em Saúde Ambiental da Saúde e Mestre em Geografia, Antonio Carlos dos Santos participa do livro com a pesquisa entitulada "Aspectos Geoambientais e a Ocorrência de Casos de Malária em Campo Largo do Piauí e Porto-PI".

"Essa pesquisa faz uma análise da ocorrência de casos de malária com os aspectos selecionados para pesquisa como a altimetria e declividade do terreno e a as unidades geomorfológicas da área estudada. A pesquisa em campo provou claramente a relação entre os aspectos e os casos registrados no período de 2002 a 2013, contribuindo assim para a melhoria e implementação dos serviços de vigilância epidemiológica e ambiental do Sistema Único de Saúde - SUS dos municípios pesquisados", ressalta o técnico e pesquisador, Antonio Carlos.

O Geografia em Debate foi organizado por Andrea Lourdes Monteiro Scabello; Cleonice Carvalho Silva; Maria do Socorro P. Sousa Andrade e Raimundo Lenilde de Araújo. Além dos organizadores o livro contou com a participação de mais 27 autores entre mestres e doutores. O lançamento aconteceu dia 27 de outubro de 2017, na UFPI. Para adquirir o livro, os interessados devem procurar a livraria da EDUFPI, no Espaço Rosa dos Ventos no Campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

Por: Antônio Carlos dos Santos