O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove, neste sábado (18), mais um mutirão de cirurgias; desta vez simultâneo em duas especialidades médicas com o objetivo de benficiar 47 pessoas. A meta é realizar 29 procedimentos na área de cirurgia geral e 18 em otorrinolaringologia.

Em cirurgia geral, serão procedimentos de colecistectomia (cirurgia da vesícula) e hérnias abdominais (epigástrica, umbilical e inguinal). O coordenador da Clínica Cirúrgica, Hamilton Fontes, destaca que as hérnias, por exemplo, podem causar dor e desconforto.

"Os mutirões ajudam a otimizar o fluxo de atendimentos cirúrgicos. Agilizando esses procedimentos, há um impacto direto na redução do tempo médio de espera por uma cirurgia; proporcionando uma melhor qualidade de vida a essas pessoas", explica o médico.

Já em otorrino, dentre as intervenções programadas estão cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia, sendo os pacientes nove crianças e seis adultos.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, acrescenta que, atualmente, o tempo médio de espera por um procedimento eletivo é de até 40 dias; enquanto que em 2014 chegava a 24 meses. ``Com essas ações continuadas, a expectativa é encurtar cada vez mais esse período``, completa a gestora.

Este ano, o HGV já realizou 44 ações em diferentes especialidades médicas, as quais atenderam 1.284 pessoas. Fechando a programação de mutirões do mês de novembro, acontece no próximo dia 25 uma ação em ortopedia, uma das áreas de maior demanda do Hospital.

 

Por: Solinan Barbosa