Com o objetivo de provocar a discussão sobre a comunicação como processo-chave nas trocas de plantão entre equipes, nas transferências do paciente entre unidades internas ou externas, nas situações de emergências e em todos os registros do prontuário do paciente, O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza o IV Fórum de Humanização com o Tema: O Papel da Comunicação Efetiva na Transferência do Cuidado, nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório do HGV.

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, a segurança da assistência depende de uma comunicação entre os profissionais e áreas que seja oportuna, precisa, completa, sem ambigüidades e compreendida por todos. “A efetividade da comunicação nas instituições de saúde reduz a ocorrência de erros e resulta na melhoria da segurança do paciente”, explica a diretora.

Durante a programação, o radialista e jornalista, Joel Silva, que apresenta o Programa “Painel da Cidade”, na Rádio Pioneira, vai abrir a discussão sobre a importância da Comunicação Efetiva na Qualidade do Cuidado, com a participação de médico, psicólogo, enfermeiro e jornalistas. Participa também da Mesa, a gerente da Rádio Ccom, Raylde Jansen.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 60% dos eventos adversos na área da saúde são decorrentes de falhas no processo de comunicação. Clara leal explica que a comunicação é a segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente e processos como este são importantes para garantir o conhecimento das informações por parte dos profissionais envolvidos na assistência.

Programação

DIA 23/11

8h- Abertura Oficial

9h – Palestra “O Papel da Comunicação Efetiva na Transferência do Cuidado”. Palestrante: Roberta Cordeiro de Camargo Barp - Enfermeira- especialista em Gestão da Saúde - Hospital Moinhos de Vento - RS

10h - Intervalo

10h15 – “Experiência Exitosa na Comunicação Efetiva na Transferência do Cuidado” –Dr. Bruno Ribeiro- coordenador UTI/HGV.

12h- Intervalo

14h - Programa de Rádio de Auditório- Tema: A importância da Comunicação Efetiva na Qualidade do Cuidado -Participantes: Joel Silva (Jornalista – Radialista: apresenta diariamente o Programa ``Painel da Cidade``, na Rádio Pioneira de Teresina), Rayde Jansen (jornalista e radialista e gerente da Rádio Ccom),Fátima Oliveira (Jornalista/Assessora Comunicação HGV)), Alesse Ribeiro (Médico), Werne Costa (Psicólogo) e Cecília Viana (Enfermeira – Gerente de enfermagem do HGV).

16h - Atividade Cultural

Dia 24/11

8h – Dinâmica

8h30 – Painel: “Diálogo Multiprofissional na Transferência do Cuidado”- Participantes: HUT, HU, HGV. Coordenador: Dr Jailson Matos (coordenador da Clínica Médica do HGV); Dr Jefferson Clerk (Diretor Técnico do Hospital São Marcos), Denise Cardoso (fisioterapeuta/HGV),Olivia Costa (supervisora Clínica Neurológica/HGV);Francisca Cortez( HUT).