James Almeida Seminário Estadual aborda Saúde do Homem e Diabetes

A Secretaria de Estado da Saúde realizou hoje (24) o Seminário Estadual da Saúde do Homem e Diabetes, com o intuito de capacitar os profissionais de todo o Estado e implantar políticas de atenção à saúde do homem.

O encontro vem para estabelecer estratégias para implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e reuniu gestores do Ministério da Saúde, Ministério Público e Estado, bem como representantes dos 224 municípios piauienses, como coordenadores regionais de saúde, gestores municipais e profissionais da área. O evento marca o encerramento das atividades do Novembro Azul da Secretaria de Estado da Saúde.

“Aqui no seminário falamos sobre ar sobre a saúde do homem, mas também traçamos estratégias para que essa políticas de cuidado sejam efetivamente integradas nas rotinas de todos os municípios do Estado”, diz Valdite Costa, coordenadora as saúde do adulto e do idoso.

O Seminário trouxe palestras abordando várias temáticas, como pré-natal do parceiro e saúde mental do homem no Piauí, além disso, será apresentado a experiência exitosa da UBS Poty Velho, em Teresina, no que diz respeito ao acolhimento e manejo do diabético na Atenção Básica.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul, pretende conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção da saúde e dar orientações sobre diabetes, hipertenção, obesidade, câncer de próstata, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado a doenças crônicas e prevenção de violência e acidentes.

Por: Denise Nascimento