James Almeida Organização Pan-Americana da Saúde acompanha trabalho de médicos cubanos no Estado

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, recebeu hoje (27) representantes da Organização Pan-Americana da Saúde(OPAS) que vieram ao Piauí para acompanhar o Programa Mais Médicos no Estado. Os médicos consultores José Emilio Caballero e Emilio Almaguer acompanharão esta semana o trabalho dos cooperados em Esperantina, Demerval Lobão e José de Freitas. 

Atualmente o Piauí conta com 340 profissionais atuando pelo Programa Mais Médicos em 146 municípios, dentre eles 200 são cubanos. 

O trabalho do Mais Médicos é realizado diretamente na atenção básica, visitando domicílios e trabalhando a prevenção para evitar as enfermidades, como explica o secretário de Saúde. “O resultado do Programa é nítido, a saúde dos municípios está melhorando e vamos investir ainda mais esforços para reforçar a atenção básica no Estado”, completa Florentino Neto. 

Na reunião, o secretário de Saúde e equipe técnica do Programa discutiram estratégias para a melhoria da atenção básica do Piauí. O encontro contou com a presença do deputado federal Assis Carvalho e deputado estadual Cícero Magalhães.

“Nossa missão é conhecer de perto o desenvolvimento do Programa Mais Médicos no Piauí, principalmente dos médicos cooperados cubanos. O Programa em termos gerais é um sucesso”, comenta o consultor Caballero. 

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) é um organismo internacional de saúde pública com um século de experiência, dedicado a melhorar as condições de saúde dos países das Américas. A OPAS é integrada à Organização Mundial da Saúde(OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por Denise Nascimento