Denise Nascimento Piauí terá Centro de Pesquisas em Doenças Tropicais, Negligenciadas e Emergentes

 

O Piauí contará com um Centro de Pesquisas em Doenças Tropicais, Negligenciadas e Emergentes, a proposta vem por meio de uma integração entre Secretaria de Estado da Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto está na fase de conclusão.

 

O Centro será implantado em Teresina e trabalhará em integração com as Policínicas que serão implantadas em Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e Piripiri, além do Laboratório Central (LACEN) e Laboratório de Saúde Pública da UFPI/ CRMV. Vários pesquisadores da Universidade Federal do Piauí e do Instituto de Desenvolvimento do Sertão poderão executar suas pesquisas por meio desse rojeto.  

 

É um trabalho integrado de pesquisa, investigação científica com foco em resultados práticos voltados ao Sistema Único de Saúde para benefício da população, como explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que recebeu hoje (28) o presidente da FAPEPI, Francisco Guedes, e o professor de medicina da UFPI e idealizador do Centro, Carlos Henrique Nery, para tratar sobre o Centro de Pesquisas e Policlínicas.

 

Como explica o professor Nery, será aplicada a melhor ciência disponível no mundo para lidar com esses agravos. O trabalho contará com instituições públicas e privadas em uma ideia grandiosa de fazer o Piauí estar à frente de investigação nesta área do nosso país.

 

Por: Denise Nascimento