O dia 1º de dezembro é mundialmente marcado pela luta contra a AIDS. No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde desenvolve atividades para a conscientização da população e trabalho de busca para o diagnóstico precoce. Nesse intuito, dia 7 de dezembro acontece o dia D contra a AIDS com realização de testes rápidos, que será realizada a partir das 18h no Parque Potycabana.

Segundo dados, de 2007 a 2016, foram registrados 4.162 casos de AIDS no Piauí, sendo 67,9% homens.  Nos últimos cinco anos, a faixa etária mais acometida é a de 20 a 34 anos, representando 48% dos casos.

Os números apresentam tendência de aumento, segundo a enfermeira da coordenação de Doenças Transmissíveis, Meire Silva. A estratégia utilizada é realizar o trabalho de busca na população para que tenham o diagnóstico precoce do HIV, tratar os casos para diminuir o número de infecções e para que o indivíduo tenha uma maior expectativa de vida.

 

O Ministério da Saúde tem a meta de que até 2020, 90% dos casos sejam diagnosticados e tratados, essa meta foi passada para todo o país e o Piauí desenvolve atividades de busca dos casos por meio de testes rápidos do “Fique Sabendo”, ofertados gratuitamente pelo Governo.

 

Todas as ações incentivam o uso do preservativo em todas as relações sexuais, mas a faixa etária de jovens entra 20 e 34 anos requer uma estratégia de intensificação de atividades para que haja uma definitiva redução dos números.

 

Além disso, A secretaria tem incentivado todos os municípios a fazer suas programações locais de acordo com sua realidade, ofertando material educativo e preservativos para desenvolver as campanhas.

Acontecerá o encontro anual dos Centros de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado onde estão reunidos os profissionais e gestores. Esse ano acontece nos dias 5 a 7 de dezembro , sediado em Oeiras.

“É um momento de prestação de serviços, interação, de traçar objetivos  para que serviços possam trabalhar em consonância” diz Cristiana Portela, coordenadora do CTA do Estado, que  comenta que o CTA do Piauí é destaque nacional.

 

Programação de atividades: 

04/12 a partir das 8h– Realização de testes rápidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento no CCHL da Universidade Federal do Piauí

07/12 a partir das 18h – Dia D no Parque Potycabana.

5 a 7/12 – Encontro anual de de CTAs  em Oeiras

 

Por: Denise Nascimento