Os povos indígenas vêm experimentando mudanças no estilo de vida que tem repercutido no desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, neoplasias, obesidade, doenças psiquiátricas e alcoolismo.

Com intuito de fortalecer a luta dos povos indígenas na construção de uma nova realidade a esses povos, a Secretaria de Estado da Saúde realiza o I Seminário em Saúde Indígena do Piauí. O evento acontece dia 4 de dezembro, às 8h no Auditório do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Os interessados devem comparecer ao local no dia do evento e realizar a inscrição no próprio local, gratuitamente. O evento propõe reunir lideranças dos povos indígenas dos 36 municípios do Piauí, além de técnicos, gestores do governo estadual e federal e instâncias do controle social. Serão realizadas mesas redondas, palestras e debates a cerca de diversos temas. 


O Seminário é baseado nas ações que o projeto Piauí tem Índio Sim vem desenvolvendo em todo Estado. “Temos a perspectiva de discutir a questão das políticas públicas voltadas para as populações indígenas com o objetivo fortalecer as políticas nacionais de saúde dos povos indígenas. Esse primeiro Seminário terá a grandiosidade que merece essas questões da política indigenista no nosso Estado”, comenta Gilvano Quadros, coordenador de equidade. 


O encontro vem para fortalecer a educação permanente dos profissionais de saúde do SUS com temas relacionados à saúde dos povos indígenas, alinhados com a Política Nacional de Atenção à Saúde, além de incentivar, promover e divulgar espaços de negociação permanente entre gestores e esses povos. 

As discussões a cerca do tema visam promover no Piauí a integração entre os povos indígenas, gestores das políticas indigenistas e gestores do SUS, para que se apropriem dos conceitos e dos valores de participação dos vários segmentos sociais, de modo a facilitar a elaboração de políticas de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional, como passos importantes para o fortalecimento e consolidação da democracia e da garantia do direito à saúde dos povos indígenas.

Confira a programação

 

Por: Denise Nascimento