O Hospital Getúlio Vargas (HGV) abre, neste sábado (02), a programação de mutirões cirúrgicos do mês de dezembro com uma ação na especialidade de otorrinolaringologia, que tem por meta beneficiar 18 pessoas, sendo 11 adultos e sete crianças.

 

Dentre as intervenções programadas estão cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide), adeno-amigdalectomia, estapedectomia (procedimento cirúrgico para melhorar a audição) e retirada de papiloma em laringe.

 

Para a diretora-geral do HGV, Clara Leal, os mutirões têm sido uma estratégia eficaz para otimizar o volume cirúrgico. "Apesar da procura ser constante, com essas ações temos conseguido reduzir de modo significativo o tempo médio de espera por cirurgias nas diferentes especialidades", acrescenta a gestora.

 

De janeiro a novembro deste ano, o Hospital promoveu 46 mutirões, que resultaram em 1.361 pessoas atendidas.  Para dezembro, ainda estão previstos mutirões em ginecologia, cirurgia geral, oftalmologia, ortopedia e cirurgia plástica.

Por: Solinan Barbosa