Graciene Nazareno Mutirão de cirurgias de catarata atende 100 pacientes em Buriti dos Lopes Seu Cardoso com familiares, a vice-governadora Margarete Coelho e do secretário Florentino Neto

Em mais uma etapa do grande Mutirão de Cirurgias Eletivas, a Secretaria de Estado da Saúde atende hoje, 2, cem pacientes com a realização de cirurgias de catarata, atendendo os municípios de Buriti dos Lopes, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas, Bom Princípio, Caraúbas, Caxingó e Cocal da Estação. Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, que foi totalmente reformado e será inaugurado amanhã, 3, pelo governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Em visita ao Hospital, durante o Mutirão, a vice-governadora Margarete Coelho comemorava os bons resultados que muitos pacientes relatavam: a recuperação da visão. “É um momento importante para nós que trabalhamos para a sociedade. Iremos entregar esse hospital, um benefício para a região da Planície Litorânea, uma obra bem feita, bem acabada, levando à população saúde mais perto de casa e com qualidade. Retornar ao município e presenciar essas cirurgias, fruto do nosso trabalho, nos motiva a fazer mais por todos os municípios piauienses. Ao realizar esse mutirão aqui, com cirurgias de catarata, é uma grande conquista e uma melhor qualidade de vida aos piauienses".

A visita também foi acompanhada pelo senador Ciro Nogueira e parlamentares estaduais e federais, além do prefeito Junior Percy e o do secretário Florentino Neto, que acompanhou alguns procedimentos cirúrgicos. Imediatamente após a cirurgia, ele percebeu a alegria de muitos pacientes ao poder enxergar. “É muito gratificante poder dar essa oportunidade de devolver a visão. Com este Mutirão, essa ação aqui no Hospital, que já funciona antes da inauguração, uma senhora sair da cirurgia, já enxergando. É muita alegria”, afirma.

Quem também comemorava, era seu Luiz dos Santos, 67 anos, trabalhador rural de Caxingó, que recuperou a visão e contabilizava o quanto rejuvenesceu, podendo retornar atividades que antes já não podia fazer, como ir a roça. “Renovou a minha vida em 30 anos. Tô enxergando mesmo. Vou poder fazer serviços que eu já não podia fazer e que agora eu vou poder fazer, como meu plantio de arroz”, relata.

Seu Luiz participou ontem, 1º, da consulta de avaliação, que atendeu 230 pessoas, saindo de lá com agendamento para o procedimento hoje, 2. Assim como fez seu José Cardoso, 77 anos, de Cocal da Estação, que há três anos começou a perder a visão. Além da perda da visão por conta da catarata, seu José tem outras limitações, como deficiência auditiva e mobilidade motora reduzida, o que o mantém a maior parte do dia numa cadeira de rodas. 

O filho dele, Jeferson Cardoso, conta que todos da família esperavam pela cirurgia há algum tempo e já comemoram a nova vida que o pai vai passar a ter. “O retorno da visão será um alívio para a vida dele, pra ele ter um pouco mais de conforto. Ele sabe ler e escrever, mas por conta da diminuição da visão, não faz mais nada. Com a recuperação da visão, ele vai poder vivenciar muitas coisas boas pela frente”, afirma, emocionado.

Todos os pacientes receberam gratuitamente kits, compostos por óculos e colírio. A avaliação do pós-operatório será realizada amanhã, 3, no próprio Hospital.

Por Graciene Nazareno