04/12/2017 - 11h45

Wellington Dias reabre Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa

O hospital foi totalmente reformado e recebeu novos equipamentos

Francisco Gilásio Wellington Dias reabre Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reinauguraram, neste domingo (3), o Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes. O hospital foi totalmente reformado e recebeu novos equipamentos, com investimentos de cerca de R$1,3 milhões, fruto de recursos estaduais.

Com a ampla reforma na estrutura física, o Hospital terá capacidade de atendimento ampliada, com serviços de urgência e emergência, adultos e pediátricos. Ao todo, 20 leitos serão destinados à observação na urgência e 10 leitos destinados à internação clínica.

Durante a solenidade o chefe do executivo estadual reafirmou o compromisso com a saúde em todo o Estado. "A reabertura desse hospital era um compromisso nosso com Buriti dos Lopes, ele estava fechado desde 2011. Hoje tive a oportunidade de ver essas pessoas que foram atendidas pelo mutirão. Fico muito feliz porque me lembro dos milagres de Jesus, pois em pouco tempo a pessoa já ver o resultado. A medicina é um dom de Deus. Fico feliz também por que enquanto os estados ricos estão cortando investimentos e fechando hospitais aqui nós estamos reabrindo", disse.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressalta a importância da reabertura do Hospital para descentralização dos atendimentos na região da Planície Litorânea. “Esse hospital estava fechado e quando assumi, o governador Wellington Dias nos pediu a sua reabertura. E assim consegui um companheiro de luta, que é o prefeito Júnior Percy. Somamos esforços, e hoje entregamos em funcionamento o Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa".

O hospital está realizando o mutirão de cirurgias eletivas e antes mesmo de inaugurado, com a oferta de consultas oftalmológicas na sexta (1), quando atendeu 200 pessoas, e no sábado (2), sendo realizadas 100 cirurgias de catarata. Maria das Neves (74), residente em Buriti dos Lopes, foi atendida pelo mutirão de cirurgias eletivas no Hospital reinaugurado. "Eu vinha sofrendo com a catarata há três anos, vim me consultar aqui, consegui fazer a cirurgia e já estou enxergando melhor", conta.

O prefeito Júnior Percy ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com a cidade. "Muitos não acreditavam que esse hospital seria reaberto, mas hoje ele está aberto e funcionando graças ao governador Wellington Dias e ao secretário Florentino".   Percy afirmou ainda que a abertura desse hospital irá desafogar o hospital estadual de Parnaíba que antes recebia os pacientes de Buriti dos Lopes e região.

Por CCOM

19/02/2018 as 16:37h

Neurocirurgia em Floriano reduziu 50% das transferências para Teresina

Serviço completou um ano de implantaçãol no sul do Estado

19/02/2018 as 12:29h

Hospital de Luzilândia inaugura ampliação do centro cirúrgico

Além de receber equipamentos do Renova Saúde é uma ambulância

18/02/2018 as 10:02h

Trabalho da Evangelina volta a ser destaque em rede nacional

Nos últimos seis meses a maior Maternidade pública do Estado já foi notícia nacional três vezes

18/02/2018 as 09:58h

Hospital de Luzilândia recebe equipamentos e autorização para iniciar licitação da reforma

Com os novos equipamentos, o Hospital vai realizar procedimentos de alta complexidade

16/02/2018 as 15:11h

Piauí mantém redução de casos de dengue

Dados apontam redução de 34,5% dos casos

16/02/2018 as 12:39h

HGV realiza mutirão ortopédico neste sábado (17)

Os mutirões em diferentes áreas médicas já beneficiaram cerca de 3.050 pessoas.