04/12/2017 - 11h45

Wellington Dias reabre Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa

O hospital foi totalmente reformado e recebeu novos equipamentos

Francisco Gilásio Wellington Dias reabre Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, reinauguraram, neste domingo (3), o Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, em Buriti dos Lopes. O hospital foi totalmente reformado e recebeu novos equipamentos, com investimentos de cerca de R$1,3 milhões, fruto de recursos estaduais.

Com a ampla reforma na estrutura física, o Hospital terá capacidade de atendimento ampliada, com serviços de urgência e emergência, adultos e pediátricos. Ao todo, 20 leitos serão destinados à observação na urgência e 10 leitos destinados à internação clínica.

Durante a solenidade o chefe do executivo estadual reafirmou o compromisso com a saúde em todo o Estado. "A reabertura desse hospital era um compromisso nosso com Buriti dos Lopes, ele estava fechado desde 2011. Hoje tive a oportunidade de ver essas pessoas que foram atendidas pelo mutirão. Fico muito feliz porque me lembro dos milagres de Jesus, pois em pouco tempo a pessoa já ver o resultado. A medicina é um dom de Deus. Fico feliz também por que enquanto os estados ricos estão cortando investimentos e fechando hospitais aqui nós estamos reabrindo", disse.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressalta a importância da reabertura do Hospital para descentralização dos atendimentos na região da Planície Litorânea. “Esse hospital estava fechado e quando assumi, o governador Wellington Dias nos pediu a sua reabertura. E assim consegui um companheiro de luta, que é o prefeito Júnior Percy. Somamos esforços, e hoje entregamos em funcionamento o Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa".

O hospital está realizando o mutirão de cirurgias eletivas e antes mesmo de inaugurado, com a oferta de consultas oftalmológicas na sexta (1), quando atendeu 200 pessoas, e no sábado (2), sendo realizadas 100 cirurgias de catarata. Maria das Neves (74), residente em Buriti dos Lopes, foi atendida pelo mutirão de cirurgias eletivas no Hospital reinaugurado. "Eu vinha sofrendo com a catarata há três anos, vim me consultar aqui, consegui fazer a cirurgia e já estou enxergando melhor", conta.

O prefeito Júnior Percy ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com a cidade. "Muitos não acreditavam que esse hospital seria reaberto, mas hoje ele está aberto e funcionando graças ao governador Wellington Dias e ao secretário Florentino".   Percy afirmou ainda que a abertura desse hospital irá desafogar o hospital estadual de Parnaíba que antes recebia os pacientes de Buriti dos Lopes e região.

Por CCOM

22/05/2018 as 12:14h

Piauí confirma 37 casos de H1N1 no Estado

Quatro evoluíram para óbito

22/05/2018 as 08:16h

Programa de Telemedicina do Piauí é lançado com videoconferência entre hospitais estaduais

Projeto foi desenvolvido por meio de parceria entre a SESAPI, ATI e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares.

21/05/2018 as 13:23h

Cerca de 340 mil piauienses foram imunizados contra influenza

Até agora, 49,13% da população alvo da campanha já foi imunizada.

21/05/2018 as 09:16h

Hospital de Parnaíba inicia Telemedicina hoje (21)

HGV será Hospital de referência

21/05/2018 as 09:13h

Cirurgias bariátricas no HGV vão começar em 45 dias

Até setembro, HGV começará a realizar cirurgias cardíacas.

21/05/2018 as 09:06h

Maternidade Evangelina Rosa reforça estoque de medicamentos e insumos

Maternidade estará totalmente abastecida em curto espaço de tempo.