06/12/2017 - 14h56
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Vigilância Sanitária realiza I Mostra de Experiências bem sucedidas sobre Segurança do Paciente no Piauí

Hospitais apresentarem as suas experiências nas ações de segurança do paciente.

Tamanho da fonte  
Cyntia Veras Vigilância Sanitária realiza I Mostra de Experiências bem sucedidas sobre Segurança do Paciente no Piauí

Diante da necessidade de fortalecer os hospitais no cumprimento efetivo e monitoramento das ações de gestão da Segurança do Paciente e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência – IRAS, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí – DIVISA realizou nesta quarta-feira (06), a I Mostra de Experiências de Práticas bem sucedidas em Segurança do Paciente no Estado do Piauí. O evento aconteceu no auditório do Núcleo Estadual de Saúde – DATASUS e reuniu profissionais da saúde, diretores de hospitais públicos e privados de Teresina e do interior do Estado, bem como representantes de clinicas de hemodiálise.

A I Mostra contou com a participação do diretor de Organização Hospitalar, Neris Júnior e do cel da PM, Clayton Frota Gomes, que fez a  abertura do evento, com a relevante palestra sobre a importancia do cheklist na aviação, evidenciando que os sistemas de saúde e da aviação sao similares pela sua complexidade, dinamica e necessidade de trabalho em equipe, sensibilizando os paricipantes para adoção de medidas sistematizadas para a prevenção dos riscos. "Foi de grande importancia a participação do cel., tendo em vista que o sistema de saúde, apesar de ser mais antigo, vem aprendendo a cultura de segurança construida pela aviação. Nesse sentido, a DIVISA dá um passo importante, trazendo um piloto para relatar a sua experiencia de adesão as praticas seguras, junto aos profissionais de saúde", disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Os 20 hospitais prioritários com leitos de UTI foram convidados pela DIVISA, para apresentarem as suas experiências nas ações de segurança do paciente. As três melhores estratégias utilizadas para implantação dos protocolos de Segurança do Paciente serão premiadas no final do evento pelo Secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto.

Esses hospitais também foram autoavaliados pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. “Os hospitais preencheram o Formulário Nacional de Autoavaliacao das práticas de Segurança do Paciente, que foi disponibilizado pela ANVISA”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A ação está prevista no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde - Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente.

A Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente, que deve ser realizada anualmente (uma vez ao ano), envolve 15 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n°. 36/2013 que institui ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

Por Cyntia Veras

Com informções da ANVISA


Comente!


16/12/2017 as 18:34h

Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Com cirurgias de catarata e geral

15/12/2017 as 15:06h

HEDA vai realizar 200 cirurgias de catarata neste final de semana

E ainda 25 cirurgias gerais

15/12/2017 as 14:51h

Saúde começa a executar plano de ação do Projeto de Reestruturação

Técnicos do Conass apresentaram o plano para o Governador

15/12/2017 as 13:25h

Conselho Federal de Medicina atualiza regras para diagnóstico de morte encefálica

As regras foram publicadas no Diário Oficial da União

15/12/2017 as 12:06h

HGV utiliza técnica inovadora para tratamento de varizes

Os procedimentos serão feitos em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular

15/12/2017 as 12:03h

HGV realiza o 50º mutirão cirúrgico do ano neste sábado (16)

Somente com os mutirões, cerca de 1.500 pacientes foram beneficiados