A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)  e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoas com Deficiência (Seid) entregaram, na manhã desta quarta-feira (6), mais 853 peças ortopédicas para pessoas com deficiência dos municípios de Parnaíba, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Luís Correia. A entrega aconteceu na quadra da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – campus Parnaíba. 

Para o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o Passo à Frente é uma das mais importantes ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. "Esse projeto promove dignidade e autonomia para as pessoas com deficiencia. Muitas vezes, as pessoas que precisam de cadeira de rodas, por exemplo, não tem condições financeiras para adquirir e o Passo à Frente possibilita a entrega, para aquelas pessoas cadastradas, de forma gratuita desse equipamento". 

Francisco Gomes é parnaibano e há 20 anos utiliza prótese na perna esquerda. "Antes eu precisava me deslocar até Teresina para conseguir uma prótese. Fiz isso por muito tempo. Hoje estou muito feliz em receber aqui em minha cidade a prótese, foi mais fácil e com mais conforto", destaca Francisco. 

O senhor Astério Alves de Souza foi beneficiado com uma cadeira de rodas e outra de banho. Para ele esse programa é de suma importância pois facilita a vida da pessoa que precisa do cadeira de rodas, por exemplo, e não pode se deslocar para Teresina. "Eu não precisei sair do meu município para conseguir minhas cadeiras. Essa ação representa muito porque eu estava desses equipamentos e eles chegaram em um bom tempo, em boa hora. Eu passava o dia todo deitado e agora com essa cadeira eu poderei ir até o pátio da casa, passear. Muito obrigado ao governo por oferecer esses equipamentos para gente", completa Astério. 

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, fala que essa foi a primeira vez que o programa foi até Parnaíba. "Até o momento só tínhamos a carreta com a oficina ortopédica itinerante. Agora conseguimos outra carreta. Teremos uma na região norte e outra na região sul do Piauí atendendo todas as pessoas que necessitam de equipamentos ortopédicos", ressalta o secretário. 

Em todo o Piauí, o Passo à Frente já beneficiou mais de 4.000 pessoas, em 50 municípios. Com o programa, são entregues cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito, além de fabricação de órteses e próteses.